Tendências

4 motivos para investir na automatização da sua casa 

automação da casa

Quem nunca imaginou ter uma casa inteligente ou até mesmo o controle remoto do filme “Click” (com Adam Sandler), que consegue controlar tudo? A novidade é que você pode investir na automatização da sua casa, uma tendência que vem cada vez mais se tornando acessível e que traz mais economia e praticidade para o dia a dia.

box de banheiro

 

Como funciona a automatização da casa?

A ideia principal dessa automação é ter uma central de controle, pela qual todos os aparelhos possam ser conectados e, claro, controlados.

Essa “central” poderá ser controlada por um celular (baixando um aplicativo como Amazon Alexa, Google Home, LIFX e SmartThings), um tablet ou outro tipo de aparelho. Assim, é possível programar datas e horários de ligar ou desligar os dispositivos que estarão conectados ao sistema de automatização da casa.

Conheça alguns motivos para automatizar a sua casa:

 1. Praticidade e conforto

automatização da casa

Pode parecer meio óbvio, principalmente quando lembramos que, com apenas alguns cliques, é possível controlar os aparelhos. Porém, com a automação da sua casa, você pode definir padrões de acordo com os seus gostos pessoais.

Por exemplo, você pode programar o horário em que deseja que o ar-condicionado seja ligado ou, então, que horas o blackout da janela do quarto deve abrir para que você acorde com a luz do sol.

2. Mais economia e sustentabilidade

casa inteligente

A automatização da casa também pode gerar muita economia e ainda colaborar com a sustentabilidade da residência, visto que possibilita o controle dos aparelhos a longa distância.

Um exemplo é conseguir desligar as luzes de casa pela central de controle, mesmo estando em outro lugar. Assim, é possível economizar energia elétrica em caso de ter esquecido algo ligado.

3. Mais segurança

automatização da casa

Um dos principais objetivos de quem deseja automatizar a casa é a segurança, visto que é possível trancar ou liberar o acesso a uma porta, por exemplo, seja por um aparelho eletrônico, seja pela própria identidade (biometria).

As fechaduras inteligentes, inclusive, podem registrar todas as atividades, como dizer quando a porta foi aberta ou fechada, por exemplo. Além disso, as famosas câmeras de vigilância e os sensores de presença também podem ajudar muito quando o quesito é segurança.

4. Controle o som da sua casa inteligente

casa inteligente

É cada vez mais comum ter em casa equipamentos de som, seja para ouvir músicas, seja para assistir a filmes no volume perfeito, com qualidade de cinema.

O home theater, juntamente com a automação, possibilita que você controle o som e sincronize-o com as cortinas, a iluminação e até a climatização. Você também pode programar diferentes músicas e volumes para cada ambiente da casa.

Pronto, agora você já sabe como tornar a sua casa inteligente! Gostou de saber mais detalhes sobre a automatização da casa? Então continue de olho no Amigo Construtor para mais dicas imperdíveis.

Assuntos relacionados: ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Tendências