Amigo Construtor Ensina

Saiba como calcular a quantidade de blocos de concreto de uma obra

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
quantidade-blocos-de-concreto

Na construção civil, economizar tempo e dinheiro são fatores primordiais para garantir o sucesso de uma obra. Mas nada disso se faz eficiente se, antes de as obras serem iniciadas, não forem feitos cálculos a fim de obter a quantidade correta dos materiais necessários para colocar o projeto em execução.

Os blocos de concreto, por exemplo, são materiais de uso recorrente nos mais variados ambientes da engenharia civil. Entretanto, não é qualquer tipo de bloco que pode ser utilizado, sendo necessário identificar as dimensões e modelos disponíveis no mercado que melhor atendam às especificações do seu projeto. Por isso, antes de qualquer cálculo quantitativo, é extremamente importante definir qual bloco será usado em função do tipo de sistema construtivo.

Tipos de blocos de concreto

Atualmente, o mercado conta com diversos tipos de blocos de concreto para atender às mais diversas situações que podem existir em um projeto. Veja quais são.

Bloco vazado

Utilizado para compor a maior parte da alvenaria, desde que tenha uma resistência característica à compressão (fbk) ≥ 3,0 MPa (NBR 6136), esse tipo poderá ser utilizado no sistema estrutural. Os blocos com valores de fbk < 3,0 MPa são classificados como sem função estrutural, ou seja, para uso em elementos de alvenaria acima do nível do solo.

Canaleta

É usada para racionalizar a execução de vergas e contravergas (elementos construídos para melhorar a distribuição das cargas, evitando possíveis trincas na estrutura da alvenaria).

Na hora de decidir os tipos de blocos no seu projeto, escolha sempre os que estejam na mesma família. Por exemplo, blocos com comprimento de 39 cm têm diversas opções de largura, sendo os com 9, 14 e 19 cm os mais utilizados.

Como calcular a quantidade de blocos

Depois de definir qual o tipo de bloco de concreto que será usado na obra, é hora de calcular a quantidade necessária para executar o projeto. Para fazer isso, é bem simples. Basta ter em mãos as áreas a serem construídas e subtrair as portas e janelas. Mas, calma! Vamos explicar direitinho o passo a passo. Acompanhe.

  1. Com o projeto em mãos, calcule a área total das paredes — considerando portas, janelas e demais vãos. Para isso, você pode multiplicar a altura da alvenaria e multiplicá-la pelo perímetro do cômodo.
  2. Calcule a área onde não haverá blocos, ou seja, portas e janelas, e subtraia pelo valor encontrado no item anterior. Nesse momento, você terá a área correspondente à que será preenchida pelos blocos.
  3. O Mãos à Obra Pro, indica o seguinte consumo de blocos por m² de superfície:
    • bloco de concreto 9 x 19 x 39 cm / 14 x 19 x 39 cm = 12,5 unidades por m².
  4. Após realizar os cálculos, aumente em mais 10% da quantidade total em ½ bloco — a porcentagem de perda de material já está inclusa nesse valor.

Calcular corretamente a quantidade de blocos de concreto de uma obra é extremamente importante. Com isso, você consegue negociar o custo com o fornecedor e, até mesmo, ter maior controle dos materiais. Você viu, também, que é um procedimento simples, mas que exige atenção do responsável para não perder nenhum detalhe do projeto.

Para ajudar seus amigos que podem estar com dúvidas a respeito do cálculo da quantidade de blocos de concreto, compartilhe este post nas suas redes sociais.

Tags:, , , ,
assentamento de pisos

Confira 6 dicas para fazer um bom assentamento de pisos

Amigo Construtor Ensina
piso-paver

Aprenda como instalar um piso paver

Como se faz