Amigo Construtor Ensina

Como escolher o porcelanato ideal para sua obra?

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
porcelanato

Quem não quer deixar a sua casa, o seu escritório ou a sua loja com um toque de requinte? Várias são as formas de alcançar tal meta, e uma delas é por meio da escolha dos materiais.

Além do requinte, o consumidor busca um bom custo-benefício, facilidade no acesso à mão de obra especializada e fácil manutenção. O porcelanato, material que pode ser utilizado tanto no piso quanto nas paredes ou bancadas, encaixa-se perfeitamente nessas exigências, tornando-se, recentemente, um elemento muito solicitado na construção civil.

Sua beleza, o requinte, a praticidade de manutenção e a variedade de tamanho são os pontos fortes do produto. Podem ser aplicados em pisos de todos os ambientes de uma residência e há uma grande variedade de estilos que os porcelanatos englobam, do vintage ao clean.

O porcelanato se distingue da cerâmica na sua fabricação — a cerâmica é produzida a partir de argila e de outros materiais minerais, enquanto o porcelanato é produzido a partir da porcelana e de materiais mais nobres. Quer saber mais acerca do assunto? Continue a leitura!

Vantagens do porcelanato

Além do requinte e da variedade do tamanho das peças, o porcelanato entrega outras vantagens. São elas: brilho, fácil limpeza e manutenção, camada protetora e baixa absorção de água, que culminam em uma boa durabilidade do material.

Tipos de porcelanato

Polido

São os porcelanatos lisos, que apresentam bastante brilho e são recomendados para áreas de bastante movimentação de pessoas, como sala de visitas, corredores e halls, entre outras. Como ponto negativo, temos que o material é escorregadio e suscetível a manchas.

Piso em Porcelanato. Fonte: http://blogaecweb.com.br/blog/porcelanato-polido-onde-usa-los-e-onde-nao/

Esmaltado

Essa peça recebe adição de esmalte em sua superfície, o que aumenta a sua resistência contra manchas. É indicado para alguns ambientes, como cozinhas e salas de jantar.

Piso em Porcelanato – Coleção Land HD – Portinari.

Struturato 

Apresenta um acabamento mais robusto e é ideal para áreas externas e molhadas.

Piso em Porcelanato – Coleção Land HD – Portinari.

Natural

Não recebe nenhum tipo de polimento ou tratamento posterior à fabricação. Recomenda-se a utilização em áreas molhadas, como cozinha e banheiro.

Piso em Porcelanato com acabamento natural rústico – Pietra di Savoia – Portobello. Fonte: http://www.portobello.com.br/blog/sustentabilidade/nova-colecao-portobello-pietra-di-savoia/

Índices de qualidade do porcelanato

Para definir as características do material, para qual área ele é recomendado e qual a sua durabilidade, existe a tabela PEI, que varia do 0 ao 5. Entenda:

  • PEI 0 – baixíssima resistência: indicado para revestimento de paredes e planos horizontais;
  • PEI 1 – baixa resistência: indicado para paredes, bem como banheiros e lavabos;
  • PEI 2 – resistência moderada: indicado para áreas externas e de baixo trânsito de pessoas, como escritórios, despensas e outros;
  • PEI 3 – resistência média: indicado para ambientes internos ou externos de baixo tráfego, como escritórios e closets;
  • PEI 4 – resistência média/alta: indicado para áreas internas ou externas de tráfego médio;
  • PEI 5 – alta resistência: indicado para áreas com alto tráfego de pessoas e mercadorias, como mercados, indústrias, prédios institucionais e residenciais.

Manutenção do porcelanato

A manutenção do porcelanato deve ser feita com uso de panos úmidos e escovas de cerdas macias.

Atualmente, o porcelanato faz-se uma boa pedida como material para ser o piso da sua casa ou escritório. A sua variedade o auxilia a compactuar o produto às suas necessidades e ao seu estilo. Pesquise bem sempre antes de escolher o tipo de porcelanato ideal para cada ambiente e não tenha medo de buscar ajuda!

Gostou do texto? Que tal conhecer mais sobre porcelanato? Curta nossa página no Facebook e conheça um pouco mais sobre o material. Vamos lá!

Tags:, , , ,
chuveiro pingando

Chuveiro pingando? Saiba como resolver esse problema

Como se faz
revestimento 3D

Revestimento 3D: um jeito inovador de decorar a casa

Mercado