Amigo Construtor Ensina

Como fazer uma lista de materiais adequados para a obra?

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
lista de materiais

Assim como é preciso uma relação de ingredientes para assar um bolo, uma lista de materiais para obra é indispensável para que não falte nada na hora de colocar a mão na massa.

E sabemos que elaborar esse planejamento não é algo tão simples como parece: cada etapa do trabalho requer materiais e ferramentas diferentes, e muitos não podem ser comprados com grande antecedência. Portanto, para evitar problemas com atraso, é preciso se organizar.

Categorize a lista de acordo com a fase da obra

A lista de materiais para obra na verdade pode ser dividida em várias listas menores. Cada etapa da construção exige tipos de materiais diferentes e não será preciso comprar tudo de uma vez. Mas é importante ter na mão o que será utilizado nos próximos dias de trabalho.

Portanto, a dica é dividir a lista em categorias como estrutura, alvenaria, cobertura, instalação elétrica, instalação hidráulica e acabamentos. E dentro dessa última, é recomendável criar subdivisões de cada cômodo envolvido na obra, além de listas menores para etapas como pintura e vidros.

A organização da lista em categorias permitirá uma verificação fácil dos itens durante a execução da obra e também a elaboração de um cronograma de compras.

Estime quantidades para os itens

Utilizando como base o projeto da obra, faça uma estimativa dos materiais que serão necessários para a construção.

Enquanto alguns itens como cimento, conduítes corrugados, argamassa e tijolos podem ser calculados com números aproximados, materiais mais específicos e personalizados demandam uma precisão maior, o que é o caso da maior parte dos acabamentos.

Evite desperdícios e tente comprar sempre a quantidade certa, mas não deixe de incluir uma mínima margem de sobra para o caso de, por exemplo, um azulejo se quebrar na hora de assentá-lo ou uma lata de tinta tombar antes da pintura.

Elabore um cronograma de compras

Com base na lista inicial de compras e no cronograma estimado para a obra, é possível determinar quando cada item precisa ser adquirido. É importante ter essa informação para se planejar melhor e evitar atrasos causados pela espera de um produto específico.

Muitos dos materiais básicos podem ser comprados com cerca de uma semana de antecedência, mas acabamentos e outros itens personalizados devem ser adquiridos com mais prazo, idealmente um mês, para evitar atrasos na entrega.

Considere o armazenamento dos materiais

Um dos pontos que precisa ser levado em conta na hora de decidir o que será comprado é o espaço e as condições de armazenamento dos materiais de construção. Nem sempre o canteiro de obras terá um local ideal para, por exemplo, guardar acabamentos como pisos de madeira.

Da mesma forma, areia, cimento, massa corrida e outros materiais podem estragar se forem armazenados de forma incorreta. É preciso comprá-los aos poucos e repor sempre que os estoques estiverem perto do fim.

Com base em uma lista de materiais para obra e seguindo as dicas apresentadas não será difícil garantir um bom andamento e organização em todas as etapas do projeto.

Aproveite também para se informar sobre os equipamentos de segurança que não podem faltar no canteiro de construção!

Tags:, , ,
carreira de pedreiro

Como aprimorar a carreira de pedreiro gastando pouco?

Mercado
5-dicas-de-como-eliminar-cupins-em-casas-e-apartamentos.jpeg

5 dicas de como eliminar cupins em casas e apartamentos

Como se faz