Amigo Construtor Ensina

Confira 4 motivos para reaproveitar materiais de construção

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
reaproveitar

Saber como reaproveitar materiais de construção é algo importante não apenas para o meio ambiente, mas também para minimizar desperdícios e custos no canteiro de obras. Com uma utilização mais inteligente dos resíduos gerados na construção, como entulhos e sucatas, é possível alcançar mais sustentabilidade ambiental, social e econômica para o empreendimento.

No Brasil, os resíduos sólidos gerados pela construção civil são regulamentados principalmente pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e pela Resolução CONAMA 307/2002. Empresas do setor precisam conhecer bem essas normas e, idealmente, ir além daquilo proposto por elas para alcançar o máximo de eficiência no canteiro de obras.

Pensando nesse desafio, iniciamos esta série sobre reaproveitamento de resíduos do processo construtivo. O nosso objetivo é contar 4 motivos que justificam investir nisso. Boa leitura!

  1. Reaproveitar materiais de construção reduz os custos da obra

A primeira razão que justifica o reaproveitamento dos resíduos da construção civil é a sustentabilidade econômica: reutilizar materiais na própria obra pode reduzir os gastos com compras para o empreendimento, fazendo com que fique mais barato e, consequentemente, mais lucrativo.

Em muitos canteiros de obra é comum que o entulho não seja tratado ou separado porque é preciso destinar um bom tempo para essa tarefa. Mas, apesar de parecer um gasto em um primeiro momento, isso é na verdade um investimento.

Se no processo de demolição forem utilizadas técnicas de desmonte, por exemplo, é possível reaproveitar muito daquilo que iria para o lixo na nova obra.

  1. A reciclagem minimiza a extração de recursos naturais

Outra vantagem fundamental do reuso de resíduos da construção é a sustentabilidade ambiental. Todo tipo de empresa tem uma responsabilidade com o meio ambiente que não pode ser deixada de lado, pois é preciso conservar o planeta para as gerações futuras.

E com a reciclagem de materiais de construção é possível reduzir a quantidade de recursos naturais que serão extraídos para a realização de obras. Nem sempre todo entulho de um canteiro pode ser utilizado no mesmo local, mas muitas vezes o material reciclado pode ser levado para outras construções e finalidades.

  1. Menos lixo acumulado diminui a poluição das cidades

Além dos deveres com a natureza, as empresas de construção civil também têm responsabilidades sobre a comunidade em que estão inseridas — e entre elas está a obrigação de tratar do seu lixo para evitar a poluição das cidades.

A construção civil é a atividade que mais gera resíduos sólidos no Brasil. A poluição gerada pelo entulho das obras nem sempre é tratada e descartada de forma correta, o que contribui para a degradação das cidades e da saúde dos seus habitantes.

Reaproveitar materiais de construção pode minimizar essas agressões ao meio ambiente e à comunidade em que a empresa está inserida.

  1. O reaproveitamento gera valor para a imagem da empresa

Por fim, vale destacar que o reaproveitamento de resíduos vai gerar valor para a imagem da empresa e do empreendimento que está sendo construído. Cada vez mais, consumidores buscam por marcas que estejam alinhadas com seus valores políticos e sociais.

Com a reciclagem, uma empresa está cumprindo seus deveres socioambientais e, por isso, pode ser mais respeitada pelo seu público final, o que significa um diferencial competitivo muito importante.

Gostou de aprender 4 boas razões para reaproveitar materiais de construção? Estamos preparando uma série sobre o tema reaproveitamento com dicas preciosas para ajudar a você colocar em prática em sua Obra. Aguarde.

Tags:, , ,
tire-as-suas-duvidas-sobre-o-isolamento-acustico-na-obra.jpeg

Como fazer um isolamento acústico eficiente

Como se faz
materiais

Veja os passos para armazenar materiais da obra com eficiência

Como se faz