Amigo Construtor Ensina

Confira 6 dicas para fazer um bom assentamento de pisos

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
assentamento de pisos

A qualidade do serviço é extremamente importante na construção civil, pois, além de garantir a satisfação do cliente, também é peça-chave para evitar maiores gastos com mão de obra, materiais e tempo. Por isso, levar em consideração a experiência do colaborador pode ser crucial na hora da execução de alguns serviços.

Para obtermos um bom assentamento de pisos é necessário que sejam tomados alguns cuidados. Por isso, neste texto, explicaremos um pouco mais sobre essa técnica da construção civil. Confira!

Dicas e práticas para garantir um bom assentamento de pisos

Para obter um melhor resultado na hora de executar o assentamento das peças que compõem o assoalho, é importante que algumas dicas sejam seguidas.

1. Faça o planejamento

Como todo processo da engenharia, nenhuma atividade deve ser realizada sem que seja feito um planejamento anteriormente. Entender as etapas e realizá-las da forma correta é um dos fatores-chave para garantir a qualidade final do serviço.

Além disso, com um planejamento bem feito é possível prevenir transtornos futuros dentro da obra.

2. Verifique as condições das ferramentas

Ferramentas em péssimo estado podem contribuir para a má qualidade do assentamento de pisos da sua obra. Por isso, antes de iniciar os trabalhos, verifique se estão todos adequados.

Caso estejam, elas podem contribuir enormemente para que as atividades sejam executadas em prazos mais curtos e sem a possibilidade de retrabalhos.

3. Observe as irregularidades

A menos que a parte a ser assentada seja o interior do box do seu banheiro ou outra área que seja necessário um ralo, verifique irregularidades do contrapiso, pois isso pode contribuir para o sucesso da aplicação. E é aí que vem, também, a importância da boa qualidade das ferramentas utilizadas, como réguas e níveis em bom estado.

4. Atente-se aos cálculos

É muito comum que algumas peças sofram danos durante a sua aplicação, por isso, o engenheiro responsável deve estar sempre atento à quantidade de peças a ser comprada. Fazer cálculos fora da realidade pode implicar em atrasos na obra, bem como maiores gastos na hora da compra dos pisos.

5. Respeite a ordem das tarefas

Este é um fator extremamente importante para obter um resultado satisfatório na hora de fazer um bom assentamento de pisos. Isso porque, dependendo das peças, elas devem ser corretamente pregadas para garantir um melhor visual do ambiente.

6. Cuide da segurança

Fator extremamente importante em qualquer área que possa gerar algum risco à saúde ou vida de um colaborador, a segurança deve ser o principal item a ser pensado. Com a utilização dos EPI’s, certamente o seu pedreiro realizará as atividades com melhor qualidade.

Erros mais comuns cometidos

Pela falta de atenção ou prática, é comum que ocorram determinados erros na hora da execução das atividades em uma obra. No entanto, é interessante conhecê-los para que possam ser evitados e, caso não seja possível evitar, leve-os como experiência para os próximos trabalhos.

Alinhamento

Este item diz respeito ao padrão de alinhamento que as peças devem seguir. Atividades mal executadas podem gerar bastante prejuízo no final da obra, fazendo com que todo o processo seja refeito. Por isso, sempre verifique se o piso está corretamente assentado.

Espaçamento

É de conhecimento geral que todo material sofre dilatação durante épocas de calor, por isso, é importante que o espaçamento (juntas de dilatação) entre as peças esteja adequado. Caso contrário, poderão ocorrer trincas.

Nivelamento

O nivelamento, como já foi mencionado, deve ser um dos principais fatores a serem observados antes de iniciar as atividades de assentamento de pisos.

Executar tal tarefa não é difícil, mas exige prática. Seguindo as nossas dicas, certamente você fará um bom assentamento de pisos em sua obra.

Se você deseja obter sucesso em sua carreira, confira nosso outro post que conta as 5 habilidades que um profissional da obra deve possuir.

Tags:, , , ,
instalar suporte tv

Como instalar um suporte fixo de TV

Como se faz
quantidade-blocos-de-concreto

Saiba como calcular a quantidade de blocos de concreto de uma obra

Amigo Construtor Ensina