Amigo Construtor Ensina

Cuidados com as mãos para os profissionais da construção

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Pedreiro: cuidados com as mãos

Os materiais, produtos e equipamentos utilizados na construção civil têm um efeito indesejado na vida dos profissionais: mãos ressecadas, descamadas, irritadas e até rachadas.

Cimento, cal, areia, solventes, entre muitos outros produtos, podem ser irritantes e difíceis de tirar. Mas é possível se livrar de todos esses resíduos e ainda manter as mãos hidratadas.  

EPI’S

O primeiro conselho para quem trabalha em construção e quer proteger as mãos é usar luvas. Parece óbvio, mas muitos profissionais caem na tentação de não as utilizar, porque incomodam e dificultam o manuseio das ferramentas. Mas luvas são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de uso obrigatório nas obras.

Para cada tipo de trabalho, existe uma luva correta para se usar. Confira alguns tipos:

  • Luvas de látex: são bastante maleáveis e protegem durantes as atividades em áreas molhadas e de imersão.
  • Luvas de borracha: isolantes, protegem mãos e braços contra choques.
  • Luvas de cobertura: protegem as luvas isolantes contra perfurações e materiais agressivos.
  • Luvas de PVC: protegem contra produtos químicos, abrasivos e cortes.
  • Luvas de neoprene: com propriedade antiderrapante e altamente maleáveis, têm alta resistência contra um grande número de produtos químicos.
  • Luvas de vaqueta: são resistentes e funcionam como isolante térmico, indicadas para quem trabalha com cordas, carga e descarga de mercadorias e em baixas temperaturas.

É importante lembrar que só usar luvas não basta. É preciso que elas sejam do tamanho correto, só sejam calçadas com as mãos limpas e secas e o profissional deve estar atento ao prazo de validade.

Outro parceiro no cuidado com as mãos na construção são os cremes de proteção. Estamos falando de repelentes, protetor solar, cremes para proteção contra químicos, entre outros.

O creme protetor de segurança protege os membros superiores contra agentes químicos.

Os cremes de proteção também são considerados EPI’s e devem ser usados de acordo com o tipo de substância a qual o profissional será exposto.

Limpeza

Cimento nas mãos pode causar dermatoses, que são doenças de pele cujos sintomas vão de irritação a inflamação na pele. Por isso, é fundamental o uso de EPI’s durante o trabalho.

Mas se, por algum motivo, você teve contato com o concreto, lave imediatamente a área atingida, além das luvas e roupas, se for o caso.

A limpeza das mãos deve ser feita com água e sabonete neutro. Isso porque os sabonetes comuns podem causar ressecamento na pele.

Você pode usar uma escovinha para remover os restos de materiais que ficam nas mãos e nas unhas.

Essa limpeza com água, sabão e escovinha deve ser feita todos os dias, ao fim do trabalho.

Para quem lida diretamente com substâncias mais pesadas (como graxas, tintas, óleos e até cimento), existem cremes de limpeza, que ajudam a remover essas sujidades de forma mais rápida, eficaz e sem agredir a pele.

Eles são chamados de cremes desengraxantes, e você os encontra em lojas de EPI e de materiais para construção. Basta aplicar uma pequena quantidade na mão e esfregar até que estejam totalmente limpas.

Outro hábito que pode te ajudar a manter as mãos limpas, hidratadas e saudáveis é a esfoliação. Ela ajuda a eliminar as células mortas da camada superficial da pele e a deixa preparada para receber a hidratação.

A esfoliação deve ser feita com frequência, uma a duas vezes por semana, principalmente para quem lida com substâncias como graxas pesadas.

Hidratação

Os profissionais da construção costumam sofrer com as mãos ressecadas. Usar creme de hidratação específico para essa parte do corpo é muito importante para evitar esse problema. E esse uso também deve ser um hábito, então ande sempre com um hidratante na bolsa.

O uso do protetor solar também pode prevenir o ressecamento e o envelhecimento. Ele é fundamental para quem trabalha exposto ao sol, mas também não pode ser dispensado para quem trabalha em ambientes internos. O mesmo protetor pode ser usado nas mãos e no resto do corpo.

Gostou das dicas? Conte para nós qual a sua receita para remover a sujeira do trabalho das mãos. E veja mais dicas aqui no Blog do Amigo Construtor!

Tags:, , ,
Mulheres na Construção Civil

Mês da Mulher: Empresas formadas por mulheres na Construção Civil

Mercado
Mulheres que fizeram história

Mês da Mulher: Mulheres que fizeram história na Construção Civil

Mercado