Amigo Construtor Ensina

Infiltração na parede: descubra quais são as causas e os impactos

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
infiltração na parede

A infiltração na parede é um problema comum, que não tem hora nem local certo para aparecer, mas é sempre uma dor de cabeça. Felizmente, ela pode ser corrigida.

Quanto mais rápido as suas causas forem descobertas, menores serão os danos.

Como surge uma infiltração na parede?

A infiltração pode surgir quando a água do encanamento ou da chuva encontra brechas e acaba fazendo caminhos ou desvios por dentro da parede. Isso faz com a área afetada fique sempre úmida, deixando o local danificado.

O que causa a infiltração?

Diversos fatores podem causar uma infiltração na parede. Eles estão relacionados tanto a causas internas (como erros no projeto ou falta de qualidade dos materiais utilizados) quanto a causas externas (como a ação de elementos da natureza). Vejamos:

Utilizar materiais de baixa qualidade

A falta de qualidade dos materiais escolhidos para as instalações hidráulicas pode ser a primeira causa do problema. Afinal, tubulações rompidas ou entupidas fazem com que água procure outro caminho para seguir por dentro da parede, gerando a infiltração.

Deixar de investir em impermeabilização

Não impermeabilizar lajes e fundações também leva ao problema. Durante a etapa da construção, a falta de adição de impermeabilizantes (ou o uso produtos de má qualidade) faz com que a parede fique mais vulnerável à infiltração da água.

Ignorar as causas externas

As ações externas — ou seja, aquelas provocadas pela natureza — contribuem para agravar o problema. A exposição a variações climáticas, como muito sol ou chuva, podem provocar o desgaste dos materiais e criar rachaduras, que funcionarão como porta de entrada para a água.

Aliás, o excesso de chuva (além do infiltrar pelas paredes, caso haja uma fissura) também pode deixar o solo muito úmido. Assim, sem impermeabilização, essa umidade do solo provoca infiltração na base da parede, podendo até danificar a estrutura.

Quais são os impactos de uma infiltração?

Uma infiltração pode prejudicar a parte estética do ambiente, mas, em casos mais graves, é capaz até de comprometer a estrutura da construção, colocando os moradores em situação de risco.

Felizmente, a água deixa alguns sinais ao percorrer o seu caminho dentro da parede. Então, para descobrir onde está o problema, basta seguir os seus rastros.

Alguns dos impactos, que também servem como alertas para identificar uma infiltração na parede, são:

  • manchas de umidade na parede;
  • bolhas na pintura;
  • descamação da parede ou revestimento;
  • gotejamento;
  • proliferação de fungos que geram mofo;
  • corrosão de armaduras.

Enfim, quando o assunto é infiltração, o dito popular continua valendo: prevenir é melhor do que remediar.

E ainda economiza mais — afinal, os gastos para reparar um problema de infiltração podem ser muito maiores do que o investimento feito em bons materiais e na impermeabilização durante a construção.

Tags:, , ,
pedreiros

Como pedreiros podem conquistar clientes?

Mercado
carreira de pedreiro

Como aprimorar a carreira de pedreiro gastando pouco?

Mercado