Amigo Construtor Ensina

Orçamento de obras: o cliente pediu mas não retornou, e agora?

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
orcamento-de-obras-o-cliente-pediu-mas-nao-retornou-e-agora-faca-followup.jpeg

Em qualquer segmento do mercado, é muito comum, no primeiro contato, pedir um orçamento do serviço demandado antes de fechar negócio. Na construção civil, geralmente, é solicitado um orçamento de obras, que é feito abrangendo todas as etapas de uma construção.

No entanto, quando você tem esse primeiro contato com o cliente, mas não há o retorno esperado, o que fazer? É nessa hora que entra o follow-up, que nada mais é do que um contato entre o prestador de serviços e o possível contratante, com o objetivo de dar andamento ao serviço que foi solicitado.

O follow-up pode realmente ajudar?

Todo profissional que presta algum serviço fica ansioso com a falta de retorno do seu cliente ou por não ter uma posição concreta sobre a proposta que foi feita. Sendo assim, fazer um bom follow-up pode ajudar nessas questões.

O ideal é que você acompanhe os seus clientes, mostrando-se presente quando necessário, para sanar dúvidas sobre seu produto ou serviço, pois, dessa forma, o processo será encaminhado para uma possível compra ou prestação.

Se você tem dúvidas de como fazer o follow-up funcionar, descubra o melhor jeito de colocar este método em prática.

Como aplicar o follow-up em seu orçamento de obras?

Se você pretende evoluir em sua carreira na construção civil, aprender a fazer um follow-up agregará muitos valores. Após apresentar um bom orçamento de obras, será possível manter um bom contato com seu cliente a fim de fechar o serviço. No entanto, para tal fim, é importante saber desenvolvê-lo.

Seja proativo

É muito importante que você, durante esse processo, tenha iniciativa. Faça o contato com o cliente e não espere que ele o procure, mas busque manter o relacionamento comercial sem pressões.

Uma boa atitude é mandar uma mensagem alguns dias após a primeira interação, resumindo o que foi discutido, propondo um próximo passo e colocando-se à disposição para qualquer dúvida sobre o serviço.

Agregue valor

Antes de fazer o contato, veja se você tem algo de valor para oferecer. Procure por alguma coisa que impressionará o seu cliente, trazendo benefícios para ele, pois, muitas vezes, isso se torna um fator decisivo para que a proposta seja aceita.

Tenha sempre qualidade

Um dos grandes erros dos prestadores de serviços é não ficar atento à qualidade de seu follow-up. O contato nunca deve ser feito sem uma boa abordagem, pois, desse modo, não fará o relacionamento avançar.

Você deve sempre abordar seu cliente de forma positiva, pensando bem no objetivo daquele contato e nos benefícios que a proposta proporcionará a ele. Expor cada aspecto da prestação dessa maneira trará qualidade para o seu follow-up.

Persista com cautela, mas sem desistir

Nesse mundo da construção civil, muitas vezes, você encontrará pessoas que responderão prontamente aos seus contatos; outras que simplesmente desaparecerão sem tomar uma decisão; e, ainda, aquelas que até responderão, agradecendo a sua atenção, mas que dispensarão o seu serviço. Porém, qualquer que seja a reação, você não deve desistir!

Mantenha contato ao longo do tempo, com cuidado e sem importunar ninguém. Mesmo que muitas pessoas não retornem imediatamente, é sempre bom dar continuidade à relação, pois, quando o momento certo de fechar um negócio ou serviço chegar, você estará ali.

Fazer um bom follow-up após enviar uma proposta é importante para mostrar o seu serviço e tornar-se referência no mercado. Desse modo, dificilmente o seu cliente não responderá ao seu orçamento de obras!

Quer ter acesso a nossas publicações e novidades? Siga nossa página do Facebook e acompanhe-nos por lá!

Tags:, , ,
economizar água

5 dicas de como economizar água e energia no banheiro da casa

Amigo Construtor Ensina
tipos-de-textura

Veja como fazer diferentes tipos de texturas

Vídeos