Amigo Construtor Ensina

Saiba como trabalhar em lugares altos com segurança

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
saiba-como-trabalhar-em-lugares-altos-com-seguranca.jpeg

Vai trabalhar em altura? Então você deve conhecer as regras de segurança para esse tipo de serviço, pois as atividades realizadas nessas condições, acima de dois metros do chão, exigem extremo cuidado, para evitar o risco de queda e consequências mais graves, que podem ser, até mesmo, fatais.

Qual a norma que regulariza o trabalho em altura?

É a NR 35 que especifica a realização de trabalhos em altura — confira a regra aqui! Por meio dela são estabelecidos os requisitos mínimos para a proteção desse tipo de atividade, envolvendo todas as áreas, como organização, planejamento e a execução.

Essa norma é usada com o intuito de garantir o bem-estar e a segurança dos trabalhadores envolvidos nos trabalhos em altura. Compreender o objetivo da NR 35 e utilizá-la no canteiro de obras é extremamente importante para garantir que os profissionais atuantes fiquem longe de acidentes.

Porém, além da norma, é importante ainda que algumas regras sejam seguidas.

Quais as regras obrigatórias e fundamentais para esse tipo de atividade?

1. Uso de EPIs

Pela grande incidência de acidentes relacionados ao trabalho em altura, é crucial que o profissional utilize todos os Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) obrigatórios para esse tipo de atividade.

O uso de EPIs garante a segurança do profissional que trabalha em altura e previne acidentes que podem ter graves consequências.

2. Treinamento adequado

De acordo com a NR 35, é necessário que o trabalhador receba treinamento adequado para realizar as atividades em altura com segurança. O item 35.3 trata especificamente do treinamento e da capacitação para exercitar trabalhos dessa natureza.

Por isso, é crucial que se tenha um planejamento das atividades a serem executadas, pois o profissional deve receber o treinamento adequado para o serviço que está executando, minimizando os riscos desse tipo de trabalho.

3. Ambiente de trabalho adequado

É extremamente importante que o ambiente de trabalho seja capaz de comportar atividades em altura,

O indicado é que exista um profissional da obra para inspecionar os serviços realizados e garantir que a execução deles esteja de acordo com as regras da NR 35. Ele também é responsável por planejar ações que devem ser aplicadas ao procedimento operacional em casos de risco.

Como realizar um trabalho em altura com segurança?

Faça uma revisão frequente dos equipamentos

A revisão dos equipamentos e máquinas não deve ser deixada de lado. Assim como é importante escolher bons materiais para uma obra, a manutenção preventiva dos equipamentos se faz necessária, especialmente para trabalhos em altura — sendo uma atividade de risco, é crucial que todos os equipamentos utilizados estejam em perfeitas condições de uso.

Além disso, é importante ter atenção para as suas condições de uso dos EPIs — muitos acidentes podem ser causados por falhas nesses equipamentos. Logo, a manutenção periódica deles é crucial para garantir a segurança do profissional e sua proteção nos trabalhos em altura, além de aumentar seu tempo de vida útil.

Elabore uma análise de risco

De acordo com a NR 35, para todo o trabalho em altura deve ser elaborada uma Análise de Risco (AR).

Esse documento deve conter informações que podem ser utilizadas como uma maneira de prever possíveis falhas, como, por exemplo, agentes externos que podem influenciar no bom desempenho das atividades em altura — condições climáticas adversas, trânsito de pessoas e veículos, entre outros.

Tenha um bom plano de ação

Mesmo com o treinamento e a capacitação adequada, sem um plano de ação todas as medidas de segurança para o trabalho em altura podem se tornar inúteis. Portanto, é necessário que se tenha um plano de ação adequado para esse tipo de trabalho, com uma sequência que auxilia no planejamento das atividades.

Reduzir a exposição do profissional ao risco é a principal atitude nesse sentido, e minimizar ao máximo os trabalhos que necessitam ser realizados em altura é o primeiro passo. Um exemplo: para realizar reparos nessas condições, pode-se levar todas as peças já montadas, reduzindo o tempo de serviço.

Gostou de conhecer mais sobre o como trabalhar em altura com segurança? Então, compartilhe já nosso texto em suas redes sociais e ajude seus amigos a compreenderem mais sobre como realizar essa atividade corretamente e sem riscos!

Tags:, , , ,
armazenamento-de-cimento

Armazenamento de cimento

Vídeos
saiba-agora-mesmo-como-identificar-um-vazamento-e-sua-causa.jpeg

Saiba agora mesmo como identificar um vazamento e sua causa

Amigo Construtor Ensina