Amigo Construtor Ensina

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: canos de PVC

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
serie-reaproveitamento-de-materiais-na-obra-canos-de-pvc.jpeg

A construção civil é o segmento que mais gera entulhos que são descartados na natureza e acabam produzindo inúmeros impactos. Diante desse cenário, é necessário fazer a reutilização dos materiais de construção para impedir que eles sejam depositados no meio ambiente, e uma das ideias que têm sido bastante exploradas é a de reaproveitar canos de PVC.

Além de ser benéfico para a preservação dos nossos recursos naturais, essa técnica de reaproveitamento traz também inovação quando se trata de decoração. O PVC é um material versátil e que pode ter diversas utilizações, por isso veja alguns dos usos que se pode fazer com esse material.

1. Luminárias

Créditos: Pinterest

Os canos de PVC, geralmente, são materiais mais leves e fáceis de mexer. Sendo assim, uma boa ideia é usá-los na criação de luminárias. Os canos garantem que a iluminação fique centralizada e bem destacada no cômodo, o que permitirá aos moradores momentos relaxantes em casa.

2. Mesinha de centro

Créditos: Pinterest

Utilizando essa técnica, você proporcionará para o seu cliente uma mesinha de centro personalizada e diferente. Faça uso de tubos de mesma espessura, mas com tamanhos variados, e é só colá-los até que estejam no formato desejado. Depois você pode pintar para que fiquem ainda mais bonitos.

3. Sapateira

Créditos: Pinterest

Os canos de PVC permitem fazer uma sapateira de acordo com a sua necessidade, conforme o tamanho e a quantidade de sapatos. Você pode utilizar as sobras de tubos da obra com tamanhos diferentes e empilhar de forma que vire uma sapateira. O mais vantajoso é que os calçados ficarão bem arejados enquanto estiverem guardados.

4. Cabideiro

Até as conexões da tubulação de PVC têm utilidade. Os joelhos dos canos podem ser usados como cabideiros nos banheiros para pendurar toalhas, roupas etc. É só fixá-los na parede ou na porta e pintá-los de cores diferentes para dar um ar mais alegre, despojado e moderno.

Não se limite apenas aos banheiros! Esses cabideiros de PVC podem ser usados também em outros cômodos da casa, como parar pendurar casacos no hall de entrada.

5. Arara para roupas

Créditos: Pinterest

Algo bastante útil para quem gosta de visualizar as roupas fora do armário é a arara de roupas, e ela não fica de fora como aplicação dos canos de PVC. Só é necessário pegar uma base de metal ou um cano mais resistente e ir fixando os tubos em paralelo, usando os conectores para unir a uma outra parte que servirá para pendurar os cabides.

6. Decoração diferente

Além de tudo o que mostramos aqui, você pode propor aos seus clientes outros tipos de decoração, como moldura para espelhos, porta-lápis de escritório, porta-talheres para a cozinha, vasos de plantas nos jardins, suporte para ferramentas, entre muitas outras possibilidades que o uso desse material permite.

Como o assunto do momento é a sustentabilidade, é muito importante que todos fiquem atentos quanto à necessidade de reciclar materiais como o PVC, que tem tantas formas de ser trabalhado. É importante incentivar cada vez mais práticas em prol do meio ambiente e da construção sustentável.

E aí? O que achou de todas estas informações? Se você gostou de conhecer mais um pouco sobre como reaproveitar canos de PVC, curta a nossa página no Facebook para acompanhar os demais posts da série!

Tags:, , , , ,
limpeza pós-obra

Confira as nossas dicas de limpeza pós-obra

Como se faz
serie-reaproveitamento-de-materiais-na-obra-latas-e-garrafas.jpeg

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Latas e Garrafas

Amigo Construtor Ensina