Amigo Construtor Ensina

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Madeira

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
shutterstock_526886752

Reforma e construção não precisam ser sinônimos de descarte de materiais. Muitas coisas podem ser reutilizadas e agregadas à decoração do ambiente. Uma opção é reaproveitar a madeira que seria descartada.

Reutilizar madeira tem uma função importante: diminuir o volume de lixo nos aterros sanitários. Toda obra acaba gerando uma grande quantidade de resíduos e a madeira é um material que demora muito para se decompor. Se estiver pintada, o processo pode levar até 15 anos.

Mas a madeira pode assumir novas formas e cores. É possível transformar esse material em novos móveis e objetos de decoração, unindo estilo e sustentabilidade.

Então, que tal usar a criatividade e reutilizar aquelas peças que sobraram da obra? Ou, ainda, ao invés de jogar fora aquele móvel antigo, pintá-lo e dar a ele uma nova função?

Como reaproveitar madeira

Para preparar a madeira para ser reutilizada, é importante lixá-la e, depois, aplicar Stain. Esse é um impregnante que protegerá o material contra intempéries. Além disso, o Stain possui ação fungicida e preserva os aspectos naturais da madeira.

Dependendo do estado da madeira, é interessante enviá-la para os cuidados de um marceneiro. Esse profissional saberá recuperá-lo da melhor forma, usando os produtos e os equipamentos necessários. Assim, você elimina os riscos de acidentes e garante a qualidade da peça.

Mesa

Uma porta antiga, pallets empilhados e até tábuas podem ganhar vida com uma nova pintura, ou com apenas alguns retoques, e se tornarem uma bela mesa.

Fonte: Pinterest

Sapateira

Reutilizar restos de madeira, como ripas e caixotes, pode deixar sua casa mais bonita e organizada. Você pode fazer apoios na parede, ou até mesmo estilizar sua sapateira, usando canos, elásticos ou cordas.

Fonte: Pinterest

Prateleira

Um item muito versátil para organizar os objetos da casa, a prateleira pode ser utilizada para diversos fins: organizar seus livros, guardar seus temperos e utensílios de cozinha, ou dar vida a qualquer cômodo, com plantas ou porta-retratos. Portas, tábuas e até partes de armários podem ser reaproveitadas para isso.

Fonte: Pinterest

Relógio

É um objeto que você pode abusar da criatividade. Os números podem ser feitos com diversos tipos de materiais e até com pintura.

Fonte: Pinterest

Bandeja

Imagine tomar o seu café da manhã, servido em uma bandeja bonita e que você sabe que é única. Usando tinta, corda ou até maçanetas, você pode transformar totalmente algumas tábuas, caixas ou gavetas.

Fonte: Pinterest

 

Gostou das dicas? Então, é a sua vez de pôr a mão na massa e fazer o seu item de decoração, usando madeira reaproveitada. Lembre-se de nos enviar uma foto do seu trabalho! Queremos ver seu talento.

Confira outras dicas para sua obra, reforma ou construção aqui no Blog!

Tags:, , , ,
Instituto-Menino-Manhoso

Instituto Menino Manhoso e Cimento Zebu

Vídeos
shutterstock_1109617328

5 dicas para ter uma varanda de apartamento mais acolhedora

Como se faz