Amigo Ensina

Aprenda agora como instalar uma torneira de água quente

03 de abril de 2018
FacebookTwitterLinkedInGmail
torneira de água quente

As torneiras de água quente são consideradas itens de “luxo” que muitos desejam ter em suas residências. Apesar de aumentar o consumo de energia elétrica, vantagens como não ter mais que lidar com a água gelada e ter uma grande facilidade na hora de retirar a gordura da louça, fazem desse um utensílio bastante cobiçado.

No caso da torneira elétrica, o funcionamento pode ser dado através do aquecimento da água por meio de uma resistência interna (acoplada à torneira) ou por meio de um aquecedor a gás (externo à torneira).

Neste artigo, vamos lhe ensinar como instalar uma torneira desse tipo, elencando as principais dicas e precauções que devem ser seguidas. Depois desta leitura, instalar uma torneira será tão fácil quanto pendurar um quadro na parede.

Precauções de como instalar uma torneira

Como iremos envolver a rede elétrica na instalação, é importante que não haja passagem de energia no local. Por isso, desligue o disjuntor ‘e verifique novamente antes de iniciar o procedimento. Além disso, certifique-se de que a voltagem da rede elétrica seja compatível com seu aparelho.

Outra recomendação relevante: providenciar uma linha direta com o quadro de distribuição, utilizando fios e materiais de proteção (disjuntor ou fusível) que levem em conta a distância da torneira ao quadro, suportando a potência e tensão do dispositivo.

Verificações hidráulicas

A primeira coisa antes de retirar a torneira antiga é fechar o registro, não esqueça disso! Você não quer que a sua casa passe por transtornos dignos de cena de filme/novela, onde a cozinha fica alagada após um problema hidráulico, não é mesmo?

Para que a torneira funcione da maneira adequada, precisamos garantir que a coluna d’água (caixa d’água) esteja a uma distância entre 4 e 40 metros do ponto de uso. Isso garantirá que a sua torneira tenha uma boa pressão e que o desempenho do aquecimento da água seja satisfatório.

Momento da instalação

Nessa hora, não queremos que aconteça nenhum imprevisto que atrapalhe ou paralise a instalação. Então se prepare e tenha ao seu lado ferramentas e acessórios que serão úteis, como:

  • grifo;
  • chave inglesa;
  • martelo de borracha;
  • fita veda rosca;
  • mangueiras flexíveis;
  • conexões.

A montagem do equipamento vai variar de produto para produto. Portanto, siga à risca as orientações dos fabricantes que estão disponíveis no manual. Para fixar a torneira, use o grifo para apertar a rosca até que o aparelho esteja firme.

Estando a torneira posicionada no local desejado, verifique se o encanamento coincide com a rosca da torneira. Se for necessário, utilize as conexões e mangueiras flexíveis. Lembre-se de utilizar a fita veda rosca para que não haja vazamentos.

Para garantir a sua segurança e evitar problemas com o sistema elétrico, conecte o fio terra do aparelho a um sistema de aterramento da sua casa. Atenção: não utilize o fio neutro para isso!

Por fim, abra o registro e faça o teste sem ligar a eletricidade ou o gás inicialmente. Se tudo ocorrer bem, faça o teste novamente com o aquecimento da torneira. Pronto! Agora basta aproveitar a sua nova torneira de água quente.

Gostou das nossas dicas de como instalar uma torneira de água quente de forma simples e prática? Então continue acompanhando os conteúdos do nosso blog e siga o nosso Facebook para ficar sabendo quando um novo artigo será publicado!

Tags: , , , ,

Posts Recentes

Newsletter

Posts recentes
Banner