Amigo Ensina

Casa na praia: como construir em frente ao mar

27 de outubro de 2020
FacebookTwitterLinkedInWhatsApp

Ter uma casa na praia é um sonho de muitas pessoas. Tudo o que não se quer é ver este sonho virar em um pesadelo. Você já imaginou aquela tão sonhada casa de praia começar a apresentar problemas poucos anos após construída?

Casa na praia
Fonte: Pinterest

 

Na realidade, construir em uma região litorânea não se difere muito de uma construção no interior. Mas alguns cuidados adicionais são necessários para garantir uma boa durabilidade da construção. A principal razão disso está ligada à névoa salina, popularmente conhecida como maresia.

Maresia

Muitos já sabem que a maresia costuma gerar danos a equipamentos eletrônicos deixados na praia. É muito normal a durabilidade de uma TV ou ar condicionado ser muito menor na praia do que na cidade.  Mas você sabia que a estrutura de concreto também sofre com ela?

A maresia carrega diversos compostos químicos vindos da água do mar, sendo o cloreto o mais crítico para a durabilidade das estruturas. A razão para isso é que o cloreto gera uma grande aceleração do processo de corrosão.

Corrosão da armadura

De uma forma geral, utiliza-se estruturas de concreto armado para a construção das casas ou edifícios. E como o próprio nome já diz, estes tipos de estrutura levam armadura, a qual também está sujeita à corrosão devido à maresia.

A reação de corrosão destas armaduras é extremamente prejudicial para o concreto armado por duas razões principais:

  • A reação de corrosão é expansiva, ou seja, o produto formado pela corrosão (óxido de ferro) tem um volume maior que a barra de aço original. Por isso, o concreto costuma fissurar, o que faz com que mais maresia consiga entrar em contato com essas barras, acelerando ainda mais o problema.
  • Com a corrosão, as barras de aço perdem diâmetro, fazendo com que também tenham menor capacidade de suportar os esforços existentes. Isso pode fazer com que sejam necessários reforços destas estruturas para garantir a sua estabilidade.
Casa na praia
Fonte: Pinterest

Então, casa na praia só em madeira?

Entendi. Maresia e concreto armado não combinam! Então se deve construir somente em madeira?

Calma!! Não necessariamente.

O importante é dificultar ao máximo que o cloreto entre em contato com a armadura. Para isso, alguns cuidados adicionais são necessários.

A própria norma NBR 6118 define classes de agressividades diferentes para essas situações. Ela classifica como Classe II as regiões urbanas normais, Classe III as regiões marinhas e Classe IV locais onde se tem respingos de maré, como trapiches de concreto, por exemplo.

O que muda?

O que muda, basicamente, entre essas classes de agressividade são o seguinte:

  • Cobrimento das armaduras mínimo
  •  Resistência mínima e relação água/cimento (a/c)

A exigência de cobrimentos de armadura maiores para estruturas de concreto em regiões marinhas são para que haja uma “barreira” maior entre o ambiente e o aço. Já a resistência do concreto e a relação a/c seriam para que se tivesse um concreto menor permeável, dificultando também o ingresso do cloreto.

Além disso, é importante ainda lançar e vibrar adequadamente o concreto, evitando a formação de “bicheiras” e realizar adequadamente a manutenção do revestimento da construção. Isso faz com que se crie mais uma barreira adicional entre o ambiente e o aço do concreto.

Casa na praia
Fonte: Pinterest

Materiais metálicos

É importante saber ainda que não é somente o aço do concreto que sofre com a maresia e sim, todos os materiais metálicos, como portões e até mesmo esquadrias.  Por isso, é importante que se escolham materiais com uma proteção adequada contra a corrosão, como materiais zincados ou com pinturas de proteção específicas. No caso de a proteção ser por meio de pintura, é necessária que esta seja devidamente mantida por meio de manutenção periódicas.

Casa praia
Fonte: Pinterest

Viu? Não é tão mais difícil construir na praia. É só tomar alguns cuidados a mais que se terá uma construção duradoura.

Tags: ,

Mais vistos:

error: Alert: Content is protected !!