Amigo Ensina

Cimento queimado: aprenda como fazer e onde usar

20 de julho de 2020
FacebookTwitterLinkedInWhatsApp

Cimento queimado é uma boa opção de acabamento para quem quer praticidade, economia e um design mais rústico, industrial ou contemporâneo.

O cimento queimado se diferencia do piso cimentado apenas por uma etapa a mais. Depois de aplicada a argamassa de cimento e areia, joga-se pó de cimento sobre a mesma, ainda úmida. Em seguida, é feito o alisamento da superfície e está feito o processo de queima do cimento.

Versátil, o cimento queimado pode ser usado em pisos, paredes e até objetos. Hoje, vamos ensinar como fazer um piso de cimento queimado.

Como fazer cimento queimado

Confira como fazer um piso de cimento queimado em nove passos.

  1. Prepare o contrapiso, removendo qualquer revestimento, caso exista, e fazendo o nivelamento.
  2. Em seguida, limpe bem o piso, deixando-o livre de qualquer resíduo, como pó, produtos químicos, sujeira etc.
  3. Coloque juntas de dilatação, fixadas a uma camada de argamassa, a cada dois metros, o que evitará fissuras e rachaduras.
  4. O próximo passo é misturar 1 medida e cimento para 4 de areia, acrescentando água aos poucos, até formar a argamassa.
  5. Agora você deve aplicar essa argamassa normalmente, a uma altura de 3 cm e respeitando o nivelamento do piso.
  6. Em seguida, com a massa ainda úmida, polvilhe o pó de cimento por cima de todo o piso. Use uma desempenadeira ou colher de pedreiro para alisar a superfície.
  7. Deixe secar por 48h, mas o processo de cura deve ser úmido. Por isso, é bom borrifar um pouco de água algumas vezes no piso. Depois disso, umedeça da mesma forma a cada oito horas, por mais quatro dias.
  8. Depois de completamente seco, lave o piso com água e sabão neutro.
  9. Por fim impermeabilize o chão com resina acrílica. Você também pode usar cera incolor para dar brilho.

Cimento queimado pronto

Hoje, já existem opções de cimento queimado pronto, que são, claro, muito mais fáceis de aplicar. Basta misturar a massa com água e aplicar sobre o revestimento.

O cimento queimado pronto é oferecido em diversas espessuras e opções de cores. Mas atenção: depois da aplicação, o local deve ficar protegido por 48 horas.

A vantagem desse tipo de produto, além da facilidade, é que ele não oferece risco de fissuras, como acontece quando você faz a própria mistura.

Dicas sobre o uso

Onde usar

O cimento queimado é um acabamento bastante resistente. Por isso, pode ser utilizado em quase qualquer ambiente e superfície além do piso, como paredes e balcões.

A única ressalva é para ambientes molháveis. Por ser muito liso, ele pode ser bastante escorregadio. Além disso, produtos como xampu e sabonete líquido podem causar manchas. Então, no banheiro, a opção é utilizá-lo fora do box.

Esse acabamento pode deixar a casa mais fria, então a dica é investir em objetos que deixem a casa mais quente, quando utilizar em quartos, por exemplos. Tecidos, cortinas, tapetes e madeira podem ajudar nesse quesito.

Trincas e rachaduras

As trincas e rachaduras são um problema comum desse tipo de acabamento, assim como as manchas. Por isso, as juntas de dilatação e a impermeabilização são tão importantes.

Mas leves fissuras e manchas também são naturais do cimento queimado. Então, não é preciso se preocupar com toda alteração. Isso, inclusive, contribui para o aspecto mais rústico. Apenas fique atento com rachaduras mais profundas.

Limpeza

Outra recomendação é referente á limpeza. Apesar de ser mais fácil, comparando a outros tipos de acabamento, o cimento queimado também demanda atenção.

É recomendável a aplicação de resina acrílica ou à base de água a cada três anos. Ela auxilia no acabamento, evita a absorção de sujeira e a porosidade na superfície.

A limpeza, no dia a dia, pode ser feita com vassoura ou aspirador de pós, e a lavagem com água morna e detergente neutro.

Agora que você aprendeu como fazer um piso de cimento queimado, confira mais ideias de acabamento para a sua obra.

Tags: ,

Mais vistos:

error: Alert: Content is protected !!