Amigo Ensina

Como aplicar papel de parede corretamente

11 de agosto de 2020
FacebookTwitterLinkedInWhatsApp

Aplicar papel de parede é uma maneira fácil e econômica de transformar um ambiente. Essa é uma tendência que vem sendo utilizada para transformar desde uma parte de uma parede de quarto até cômodos inteiros.

Existem papeis de parede de diversas cores, estampas e materiais. Alguns são autocolantes, mas os tradicionais exigem cola para a sua aplicação. Confira o passo a passo de como fazer a aplicação destes na sua parede.

Como aplicar papel de parede

1. Meça a parede

Antes de tudo, é importante saber quanto papel você precisará comprar. Para isso, meça a área em que ele será aplicado com uma trena. Anote a altura, a largura e os pontos onde há interruptores e janelas, se houver. Caso você opte por uma estampa com desenho, é importante comprar o papel de parede com uma sobra de, pelo menos, 30% do total, para garantir o encaixe.

2. Nivele a parede

Para aplicar o papel de parede corretamente, é preciso deixar a parede nivelada. Para isso, você precisará usar gesso ou massa corrida. Também é importante tapar buracos e consertar qualquer outro defeito que possa haver na superfície.

3. Preparação da parede

Em seguida, lixe a parede para deixá-la lisa e aplique uma demão de tinta para evitar que grude pó no papel. É interessante que essa etapa seja feita ao menos uma semana antes da aplicação do papel de parede.

Caso a parede já esteja nivelada, apenas passe um pano úmido para remover o pó.

4. Corte o papel de parede

Tendo as medidas em mãos, é hora de cortar as tiras do papel de parede. Se você estiver utilizando um papel sem estampa, corte com uma folga de 5 cm em cima e 5 cm embaixo.

Mas se estiver usando um estampado, é importante atenção no corte para que as estampas ou detalhes se encaixem.

Neste caso, a sobra deve ser de 10% do valor total da altura. Por exemplo: se for aplicar em uma área de 1 m de altura, você deve cortar 1,10 m de papel.

5. Passe a cola

Coloque a primeira faixa em um lugar plano (pode ser no chão, em uma mesa ou cavalete) e passe a cola com a ajuda de um rolo de pintura. Você deve passar a cola apenas em metade do papel (do centro até a ponta).

6. Aplique o papel de parede

Dobre o papel e vá até a parede e aplique-o, começando pela parte de cima. Desdobre o papel e cole na parede, desenrolando a até a parte de baixo. Lembre-se de deixar uma sobra de 5 cm nas extremidades.

7. Livre-se das bolhas

Com as mãos mesmo, alise o papel até remover todas as bolhas maiores. Para as menores, você pode utilizar uma escova. Nesse momento, você também pode utilizar uma espátula de silicone para remover o excesso de cola, sempre passando do centro para as bordas.  

8. Aplique as demais faixas

Repita os passos 6 e 7 para aplicar cada uma das faixas, sempre com o cuidado de seguir o desenho das estampas. Se alguma for aplicada errada, você pode remover com cuidado e colar novamente.

9. Corte as sobras e bordas

Com uma espátula para dar apoio e um estilete, corte as sobras do papel. Use o estilete também para recortar em volta das tomadas e interruptores, fazendo um corte em X sobre a área do aparelho e retirando o papel excedente.

Viu como é fácil? Faça você mesmo uma mudança na sua casa e mostre para a gente como ficou!

Tags:

Mais vistos:

error: Alert: Content is protected !!