Amigo Ensina

Como tirar boas fotos dos seus trabalhos

4 de setembro de 2020
FacebookTwitterLinkedInWhatsApp

A gente já falou aqui no Blog sobre como ter um bom portfólio te ajuda a conquistar mais clientes. Mas, para ter um bom portfólio, é fundamental tirar boas fotos dos seus trabalhos.

As redes sociais, por exemplo, são um excelente meio de divulgação e valorizam bastante a imagem. Por isso, é fundamental caprichar na execução da obra e nas fotos.

Mas o que é preciso para tirar boas fotos da obra? Confira abaixo 7 dicas que vão te ajudar a tirar boas fotos até mesmo com o seu celular.

1. Capriche no acabamento e no cenário

Finalizado o serviço com um bom acabamento, limpe toda a área e garanta que o seu trabalho seja o assunto principal da foto. Não deixe que o cenário seja “contaminado” com distrações, como ferramentas e sujeiras espalhadas pelo local.

Errado

Correto

2. Escolha um horário com boa luz

Quanto menos luz, pior vai ficar a sua foto. Por isso, escolha um horário do dia em que o ambiente esteja claro.

Você pode usar luz artificial (lâmpadas), mas o melhor para tirar boas fotos é a luz natural. Abra portas e janelas se possível, para entrar a claridade.

Errado

Correto

Mas é importante bastante atenção para que a luz esteja esteja uniforme. Se houver um raio de luz muito forte em um ponto da casa e o resto estiver menos claro, a foto pode não ficar bonita.

Outra dica importante: se você vai tirar foto com o celular, não use o flash. Mesmo que o lugar seja escuro, não vale a pena, já que o flash vem no celular não costuma ser tão potente e acaba causando um efeito estranho.

3. Evite usar zoom

O zoom deixa a foto granulada e não vai valorizar o seu trabalho. Por isso, prefira chegar mais perto do que você quer fotografar, ao invés de usar esse recurso.

Com zoom

Sem zoom

4. Evite a câmera frontal

A câmera frontal ajuda muito na hora de tirar aquela selfie com os colegas de obra ou até mesmo se você quer registrar algum momento. Mas para uma foto de portfólio, ela não deve ser uma opção.

Isso porque a qualidade da imagem costuma ser bem menor nas câmeras frontais do que nas câmeras traseiras.

5. Teste vários ângulos

Está na dúvida de qual o melhor ângulo para mostrar bem o piso que você assentou ou qual valoriza mais o acabamento? Então, tire muitas fotos, de vários ângulos e escolha a que fica melhor. Mesmo que tenha gostado da primeira, tente garantir mais algumas opções.

Com o tempo, você já vai saber logo de início qual o melhor ângulo usar para exibir o seu trabalho.

6. Atenção ao foco

O foco é uma das coisas que mais costumam estragar as fotos. O foco automático que vem configurado no celular ou nas câmeras digitais pode focar no ponto errado e acabar deixando sua foto embaçada.

Então, aposte no foco manual. Geralmente, nos celulares, basta alguns toques na tela, na área que você quer que apareça mais “limpa”, e você já evita que a foto fique “borrada”.

Como ajustar foco no celular – Crédito: Canaltech

7. Escolha e poste apenas as melhores

Você tirou várias fotos da sua obra e agora vai postar nas redes sociais. Mas qual postar?

É importante você saber que, como em muitos outros casos, quantidade não é sinônimo de qualidade. Algumas vezes, o profissional da obra se empolga e acaba postando várias fotos e vídeos do que ele fez, mas isso pode se virar contra você. O post parece uma poluição visual para quem está lendo e acaba não sendo atrativo.

Por isso, escolha apenas as fotos que ficaram melhores e só poste mais que uma se for para mostrar diferentes detalhes do seu trabalho.

Fontes: Apptus e Bidu

Tags: ,

Mais vistos:

error: Alert: Content is protected !!