Amigo Ensina

Cozinha pequena: 5 dicas para otimizar o espaço

27 de agosto de 2020
FacebookTwitterLinkedInWhatsApp

Com projetos de casas cada vez menores, ter uma cozinha pequena já é quase um padrão para muitas pessoas. Por isso, é preciso se organizar para ter um espaço que seja ao mesmo tempo funcional e bonito.

Atualmente, 63% dos lançamentos de prédios na cidade de São Paulo, por exemplo, possuem menos de 50 m². Este número representa um aumento de 23% em relação a 2013, segundo o Secovi (Sindicato de Construção Civil).

Isto acontece porque há cada vez mais procura por imóveis com um preço mais em conta e cada vez mais pessoas em busca de lugares para morar. Por isso, é muito comum encontrar imóveis com 40 m², 30 m² ou até mesmo 25 m².

Com isso, os cômodos da casa são ainda menores do que estamos acostumados. Salas, quartos, cozinhas e banheiros tendem a ser mais compactos ou até mesmo misturados em um único ambiente.

Assim, é necessário aproveitar ao máximo o espaço do projeto. Mesmo compacta, a cozinha pode ser bem decorada e oferecer praticidade. Veja algumas ideias que irão jogar a seu favor em cozinhas compactas.

Leve em consideração o triângulo geladeira-pia-fogão

O triângulo geladeira-pia-fogão é o que vai guiar a circulação na cozinha. Essa é uma regrinha bem básica e geral para quem está construindo uma casa e quer uma cozinha funcional.

A ideia é dispor esses itens de forma que formem sempre um triângulo imaginário. Isso, de acordo com estudos da área, ajuda na circulação pelo ambiente e ainda cria um espaço confortável para cozinhar.

O ideal é que a distância total entre a geladeira, a pia e o fogão não ultrapasse 6 metros, garantindo, assim, maior mobilidade para quem for cozinhar.

Use a iluminação para acolher

Uma boa iluminação, seja natural ou artificial, é indispensável para criar sensações. Na cozinha, não é diferente.

As janelas na cozinha irão permitir a entrada da luz do dia, que traz uma iluminação bem natural para a sua cozinha, além de arejar o ambiente. Por isso, é interessante deixar as janelas livres.

Dessa maneira, você tem um ambiente iluminado e fresco, mesmo em espaços pequenos e com muitos itens, como móveis e eletrodomésticos.

Em segundo plano, use luzes brancas. Elas podem ser a luz central da sua cozinha, mas também podem estar distribuídas em pequenos focos de luz e fitas de led, que irão criar focos em áreas de trabalho, como bancadas e a pia.

Instale armários, prateleiras e puxadores nas paredes

Uma boa saída para aproveitar o espaço e manter o ambiente organizado é distribuir os objetos da cozinha em prateleiras que fiquem ao alcance e contribuam para a decoração.

Nichos também são uma ótima alternativa para guardar os utensílios sem ocupar um espaço útil da cozinha. Quando colocados em cima de bancadas, os nichos viram uma decoração integrada.

Cavas são buracos redondos ou quadrados, feitos nas portas dos armários, que servem para abrir e fechar os móveis. Este recurso está em alta, pois são fáceis de instalar e economizam um bom dinheiro, que seria gasto com puxadores.

Faixas de couro e puxadores embutidos na marcenaria também vêm sendo bastante utilizados nos projetos, já que ajudam a poupar espaço que os puxadores mais tradicionais ocupam.

Eletrodomésticos embutidos

A marcenaria planejada costuma ser a melhor solução para ambientes com espaço reduzido. Na cozinha, embutir os eletrodomésticos nos móveis salvam uma boa quantidade de espaço e ainda cria um visual moderno.

Integre a cozinha com a sala

As cozinhas americanas têm ganhado bastante espaço, inclusive no Brasil, uma vez que são uma ótima maneira de integrar os ambientes.

Nesse estilo, não há paredes separando a cozinha da sala de estar ou de jantar. Uma bancada faz essa divisão, servindo também como mesa para fazer as refeições.

Assim, você garante maior interação entre as pessoas nos dois cômodos e ainda garante um melhor aproveitamento do espaço.

Se você gostou deste post, continue com a gente para ver mais dicas e novidades. Acompanhe também a nossa página no Facebook.  

Tags: , ,

Mais vistos:

error: Alert: Content is protected !!