Amigo Ensina

Tipos de Esquadrias: Como escolher?

14 de maio de 2020
FacebookTwitterLinkedInGmail

Em uma coisa temos que concordar, uma esquadria bonita dá um outro visual na casa, certo? Mas você sabia que existem esquadrias de diversos tipos de materiais, como aço, madeira, PVC e alumínio? Você sabe qual é o melhor tipo?

Aqui vamos te ajudar nesta escolha, além de mostrar alguns cuidados importantes na hora de fazer a instalação da esquadria.

Esquadrias de alumínio

Este é o tipo de esquadria mais utilizado atualmente. As esquadrias de alumínio costumam ser leves e duráveis mesmo em ambientes agressivos, como em regiões com maresia. A principal desvantagem é a menor eficiência térmica e acústica.

Fonte: https://vidracariacordeiro.com.br/esquadrias-de-aluminio/

Esquadrias de madeira

Este material era muito utilizado no passado, mas com o surgimento de materiais mais leves, baratos e que requerem menos manutenção, acabou perdendo espaço de mercado. Apesar disso, algumas obras ainda utilizam este material, mas com foco principalmente estético, para dar um ar mais “rústico”. A maior dificuldade deste material é a necessidade de constante manutenção, principalmente através da periódica impermeabilização do material com vernizes e selantes. Caso isso não seja feito, a madeira pode apodrecer.

Outro cuidado adicional é a escolha da madeira correta para cada finalidade:

Para janelas a madeira deve ser leve e resistente, como cedro, muiracatiara e freijó. Já para portas externas deve-se optar pelas maciças, normalmente usa-se itaúba, jatobá, cedro ou eucalipto. Nas portas internas pode-se usar MDF ou MDP revestido com lamina de madeira. Somente a parte de fixação das dobradiças e fechaduras devem ser maciças.

Esquadrias metálicas

As esquadrias metálicas normalmente são produzidas com liga de aço e cobre para reduzir a corrosão. Além disso, recebem uma proteção de zinco (aço galvanizado). Em comparação com esquadrias de alumínio, esta possuí a desvantagem de ser mais pesada e também requerer maior manutenção para evitar corrosão, principalmente em regiões com maresia.

Esquadrias de PVC

Dos modelos anteriores apresentados, é o mais moderno. Seu processo de fabricação é composto pela moldagem de uma resina PVC e aditivos. Por dentro da esquadria de PVC corre um trilho de metal que garante a sustentação e estabilidade dimensional. A sua utilização é equivalente a mesma da esquadria de alumínio, também tendo como principal diferencial a leveza e manutenção praticamente nula. Além disso, tendem a apresentar um bom desempenho térmico e acústico, principalmente se utilizado com vidro duplo. A principal desvantagem é o custo, ainda superior ao modelo de alumínio.

Fonte: http://mtquadrado.com.br/esquadrias-de-pvc/

Esquadrias são fáceis de instalar?

A instalação de uma esquadria de alumínio comprada pronta é relativamente simples. É importante que o vão da janela já esteja na dimensão correta informada pelo fabricante e devidamente requadrada.

Neste vão é feito primeiramente a instalação do contramarco e, posteriormente, a fixação da janela em si. Normalmente junto com as esquadrias compradas recebe-se um manual de instalação. Seguir as recomendações do fabricante é importante para o bom funcionamento da esquadria.

Por outro lado, a instalação de uma esquadria de madeira é mais complicada e, por esta razão, recomenda-se a contratação de um marceneiro para isso.

As janelas de PVC já não contam com contramarcos. A sua instalação é feita de forma única, com fixação através de parafusos e produtos químicos como silicone e espuma expansiva. Por isso é importante que o vão esteja pronto para receber a janela.

Para garantir uma boa instalação e durabilidade é importante se atentar a alguns fatores:

  • Sempre verifique o prumo e o nível do vão antes de colocar o contramarco ou de iniciar a instalação da janela em si (PVC)
Imagem: http://www.minhajaneladepvc.com.br/janelas.php?recordID=6
  • Nunca assente blocos ou tijolos diretamente sobre a esquadria. O vão já deve estar pronto para receber a esquadria.
  • Jamais force a lateral da esquadria com tijolos ou outro material
  • Não coloque calços na esquadria

A situações mencionadas acima podem levar ao empenamento da esquadria e fazer com que não funcionem corretamente.

Outra dica importante para janelas é sempre fazer o uso de pingadeiras com o caimento para fora. Isso ajuda a evitar marca de água na fachada, além de também evitar infiltração de água.

E aí, tem mais alguma dúvida? Se tiver, poste nos comentários abaixo.

Tags: , ,

Posts Recentes

Posts recentes