Amigo Ensina

Telhas: vantagens e desvantagens dos tipos mais usados na construção civil

08 de junho de 2020
FacebookTwitterLinkedInGmail
Tipos de telhas

Existem no mercado telhas de diversos materiais e estilos. Mas como escolher a telha ideal para sua obra? Confira um pouco de cada uma das opções mais populares de telhas!

 Telha de Cerâmica

Telhas de Cerâmica

Reprodução

Este tipo de telha é o mais comum no Brasil, são fáceis de serem encontradas e estão disponíveis em diversos formatos. A principal vantagem é o bom isolamento térmico e a facilidade para limpar. Por outro lado, é uma telha pesada, pesando cerca de 40Kg por metro cúbico, o que exige um pouco mais da estrutura do telhado. Por esta razão, o telhado deve ser reforçado e, consequentemente, custar um pouco mais.

As telhas cerâmicas também são encontradas na versão esmaltada. Neste caso, a telha recebe uma camada colorida e vítrea. O telhado, para acomodar satisfatoriamente este tipo de telha, necessita de inclinação mínima de 30%.

 

Telhas de Concreto

 

Fórum da Construção

Assim como as telhas de cerâmica, as telhas de concreto também apresentam um bom conforto térmico. Além disso, são mais impermeáveis em comparação às cerâmicas, o que ajuda a evitar o aparecimento de fungos. Contudo, a telha de concreto é ainda mais pesada, encarecendo um pouco mais o custo da estrutura do telhado. Da mesma forma que as telhas cerâmicas, elas também precisam de uma inclinação mínima de 30%.

 

Telhas de Fibrocimento

 

Revista AdNormas

Este tipo de telha apresenta um grande diferencial: a leveza. Desta forma, existe uma economia maior na estrutura do telhado. Por outro lado, é uma telha mais frágil e com desempenho térmico pior. Por esta razão, normalmente quando se usa este tipo de telhas, utiliza-se algum tipo de manta térmica junto. A inclinação mínima deve ser de 15%, o que pode ajudar em casos de querer se esconder o telhado atrás de platibandas, por exemplo.

Plantas de Casa

 

Telhas metálicas

 

Reprodução

As telhas metálicas podem ser produzidas de diversos materiais, como aço, alumínio, cobre ou outras ligas. A principal vantagem dela é o cobrimento de grandes vãos, razão pela qual são usualmente utilizadas em coberturas de galpões. Entretanto, elas não possuem um bom desempenho térmico e acústico. Para solucionar este problema, pode-se fazer a instalação de mantas ou optar diretamente para as telhas termoacústicas.

As telhas termoacústicas são normalmente um “sanduíche” de telhas metálica com isopor, ou outro material isolante, em seu interior.

Reprodução

 

Além destes tipos mencionados, existem ainda outros tipos de telhas menos utilizadas, como telhas de vidro e telhas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.

A melhor opção vai depender da sua necessidade. As telhas de cerâmica e concreto apresentam desempenhos muito parecidas, inclusive em ambos os casos pode-se encontrar telhas de diversas cores. Neste caso, qualquer uma das duas seria uma ótima escolha.

Já as telhas de fibrocimento são excelentes opções quando se busca uma estrutura de custo mais baixo ou quando se pretende embutir o detalhado, visto que se consegue construir um telhado com menor inclinação.

Telhas metálicas, por outro lado, são muito comuns de serem usadas em obras industriais, exatamente por conseguirem vencer grandes vãos sem necessidade de uma estrutura muito robusta, como no caso de telhas de concreto e cerâmicas. Além disso são extremamente resistentes. Nada impede também que esta telha seja utilizada em residências, principalmente quando se quer embutir o telhado – neste caso, seria recomendado o uso das telhas termoacústicas, ou ao menos a colocação de mantas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de telhas, mãos à obra! Fique ligado no blog do Amigo Construtor para mais dicas como essa.

Tags: , , ,

Posts Recentes

Posts recentes