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Black Friday: como preparar sua loja para a data 

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No próximo dia 26 de novembro, acontece uma das principais datas para o varejo no mundo: a Black Friday! No entanto, para o lojista que quer aproveitar o período, os trabalhos já começam agora, na fase de planejamento das ações.

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Estima-se que a data movimente R$ 7 bilhões entre vendas online e nas lojas físicas em todo o Brasil, um número que não para de crescer ano a ano. E você não vai querer ficar fora dessa, não é mesmo?

O planejamento da Black Friday

Uma Black Friday de sucesso no faturamento começa com um bom planejamento de ações. Primeiro, pense naquilo que não apenas faria o seu consumidor usual querer correr para aproveitar, como também atrairia novos clientes. A resposta quase sempre é a mesma: descontos e promoções. Vale lembrar que as suas ações não precisam começar e acabar necessariamente na sexta-feira. Vale planejar descontos para a semana (Black Week) ou até para o mês inteiro (Black November).

Coloque na ponta do lápis todos os descontos que você pode oferecer, sem sacrificar toda a sua margem de lucro. Aqui, vale lembrar que a quantidade das vendas será consideravelmente maior, o que permite a você diminuir os preços e ainda sair com lucro no fim das contas.

Uma vez concluído o planejamento dos descontos, faça os pedidos com seus fornecedores para que não falte nada em estoque quando o período da Black Friday começar. Tenha em mente que não conseguir cumprir o desconto anunciado por falta de estoque pode gerar uma frustração irreparável no cliente.

Comunicando as promoções da Black Friday

Além de pensar nos descontos oferecidos, uma etapa tão importante quanto essa é planejar e efetivar a comunicação com seus consumidores. Aqui, você pode utilizar as redes sociais, o WhatsApp, o boca a boca, panfletos, materiais na porta da loja e muito mais!

Comece produzindo “teasers”, indicando que boas promoções estão a caminho na Black Friday, mas sem revelar muitas informações neste primeiro momento. Isso gera a curiosidade no seu consumidor, que ficará com aquele anúncio vivo na memória.

Depois, crie um calendário de comunicação, como uma “contagem regressiva” semana a semana até o período de promoções. Então, assim que um desconto estiver valendo, aproveite para divulgá-lo. Vale utilizar o bom e velho “DE: X, POR: Y”, mostrando ao consumidor a vantagem oferecida. Aqui, tenha atenção e evite enganar o consumidor colocando um valor maior do que o usual no preço antigo, o famoso “metade do dobro”.

Meu Álbum de Obra

Não se esqueça de indicar o caminho das vendas na sua comunicação de Black Friday. Se o desconto vale apenas para a loja física, indique isso em todas as comunicações, acrescentando seu endereço e horário de funcionamento. Caso valha também para compras remotas, com delivery ou envio por correio, deixe claras as condições de frete e prazos de entrega.

Positivação da loja

Por último, mas não menos importante, coloque banners e materiais promocionais em sua loja para indicar os descontos e chamar a atenção de quem passa por perto. Essa é uma excelente tática para atrair olhares e trazer mais pessoas para dentro do seu estabelecimento.

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