Mercado e Finanças

Qual a importância de investir em sua capacitação profissional? 

capacitação profissional

Na construção civil, cada um tem uma função importante na execução de tarefas e o resultado final é consequência do trabalho de todos, e exige que os profissionais tenham um conhecimento técnico sobre cada etapa. Por isso, é fundamental que se invista em capacitação profissional.

O treinamento profissional tem sido valorizado pelas empresas, que procuram pessoas preparadas para lidar com “surpresas” que podem surgir durante o trabalho, e que possam contribuir para o bom desenvolvimento da obra.

Existem cursos que as próprias empresas disponibilizam aos seus funcionários, mas quando a iniciativa de aprender coisas novas e aplicar em seu cotidiano vem do profissional, é ainda mais valorizada.

Abaixo, veja alguns motivos que mostram qual a importância de investir em treinamentos:

Aumentar a produtividade

Aumentar a produtividade não quer dizer trabalhar mais. Mas, sim, utilizar com inteligência todos os recursos disponíveis para realizar as tarefas.

Quando isso acontece e as técnicas são aplicadas corretamente, diminui-se as chances de erro e as funções são realizadas no tempo correto.

Obviamente, essa é uma característica que as empresas valorizam muito. Aí está uma maneira de se destacar em meio a tantos outros.

Você também pode se interessar por: Profissões da Construção Civil: Quem é quem na obra

Estar preparado para as novidades

Renove-se sempre! Se surgir alguma novidade no mercado, procure saber do que se trata. Atualmente, as empresas têm investido em tecnologias para melhorar as condições de trabalho.

A utilização de ferramentas mais sofisticadas vem mudando a rotina de algumas obras. Então, é melhor estar preparado quando algo novo surgir.

Adquirir conhecimento

Aprofunde seus conhecimentos sobre cada material utilizado na construção e as técnicas necessárias. Cada um desses materiais varia em relação à sua função e maneira que deve ser utilizado.

Saber a importância e a especificidade de cada um deles é de extrema importância para evitar desperdícios e fazer com que a obra seja de qualidade.

O ideal é estudar o ambiente e utilizar os materiais adequados baseando-se no tipo de tarefa a ser realizada.

Aumentar as possibilidades de trabalho

Obviamente, a experiência também é um aprendizado levado em conta, pois cada trabalho realizado deixa uma lição. Mas, quanto mais treinado você é, mais oportunidades existem no mercado de trabalho.

A concorrência pode ser grande, mas uma das formas de se destacar é mostrar que você é um profissional que entende o que deve ser feito.

Procure sempre incrementar o currículo com a participação em cursos ou palestras que tenham a ver com a rotina de trabalho. A função da capacitação profissional é fornecer aos profissionais um maior conhecimento sobre as formas de trabalho e dar a oportunidade de crescimento profissional.

Se interessar por outros assuntos não é proibido. Mesmo que fuja um pouco de sua função, entender como outras coisas funcionam também é válido. Em uma obra, pedreiros, arquitetos, engenheiros, mestre de obras e demais profissionais são engrenagens que fazem todo o sistema funcionar, até que chegue o momento final, que é a entrega da obra.

Já curtiu a página do Amigo Construtor no Facebook? Acesse já e confira ainda mais dicas para se manter informado.

Assuntos relacionados: , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Mercado e Finanças