Revestimentos

Entenda tudo sobre carpetes 

carpetes

O carpete é um item muito utilizado em vários lares norte-americanos. No Brasil, o seu uso era mais comum em épocas antigas, como nos anos 70.

O carpete perdeu usuários por, principalmente, ser um item difícil de limpar. Apesar de muito bonito, é bem mais fácil limpar um piso ou um porcelanato comum, que passou um pano e já está limpo. No carpete, a história é diferente: tem que ser feita a aspiração regular e de tempos em tempos é preciso chamar um especialista que saiba como limpar carpete para que ele faça a higienização.

Entretanto, esse revestimento para pisos ainda pode ser um item de bastante beleza e glória dentro das casas brasileiras. Além de dar outro ar ao ambiente, o carpete traz algumas outras vantagens. O preço varia bastante com o tipo de material, o local de compra e a personalização. Assim, basta ter em mente os melhores locais para que esse produto seja colocado e quais os tipos ideais para cada um dos ambientes.

Por isso, preparamos um conteúdo para responder todas as suas dúvidas sobre carpete. Confira!

O carpete tem muitas vantagens de uso

O que é?

O carpete é uma forma de revestimento do chão. Ele geralmente se assemelha com um tapete, entretanto é menos grosso, é maior e é preso no chão de forma fixa.

É comum que o item seja usado para trazer um maior conforto à casa e uma sensação de aconchego. Isso porque ele é mais macio e, consequentemente, mais confortável que um piso frio.

O carpete também é bastante usado pela sua beleza. E, muita gente ainda opta pelo material porque ele melhora a experiência de andar descalço em casa.

Quais os tipos existentes?

Existem vários tipos de carpete no mercado, não existe necessariamente um tipo específico que seja o melhor, o que acontece é que cada ambiente pede um tipo de revestimento diferente.

Dessa forma, além do gosto pessoal para o estilo mais bonito, é importante que o carpete escolhido se adeque às necessidades do ambiente onde ele ficará.

Sendo assim, veja a seguir os tipos de carpete existentes:

Carpete de madeira

Geralmente, quando se fala em carpete, imagina-se que ele deve ser feito com algum material que se assemelhe aos tapetes. A verdade é que mesmo sendo comum que o produto tenha uma textura mais felpuda, ele pode ser feito de outros materiais, como a madeira.

É válido estar atento para o fato de um carpete de madeira não ser exatamente a mesma coisa do piso de madeira. A diferença está, principalmente, na possibilidade de o carpete ser retirado com mais facilidade, enquanto o piso é algo mais fixo e permanente.

Esse material geralmente é colocado em placas que se encaixam umas nas outras e vão preenchendo o ambiente.

Carpete de nylon

Esse é um dos tipos mais populares. As pessoas optam por ele porque as fibras de nylon podem ser confeccionadas de várias cores, assim, esse tipo de carpete é mais facilmente personalizado ao gosto de seu usuário.

Ele também é resistente ao mofo. Além disso, o carpete de nylon tem uma boa durabilidade, levando mais tempo para se desgastar que outros tipos.

Carpete de polipropileno

A maior vantagem do carpete de polipropileno é que esse é um material que apresenta maior facilidade para a limpeza e é bastante resistente aos mais diversos tipos de manchas. 

Esse tipo também é bom para os lugares onde há uma maior facilidade de o objeto ser danificado, já que esse é um tipo que permite um conserto mais rápido e fácil que os outros.

Carpete de poliéster

Esse é um tipo indicado para quem procura um estilo de vida mais sustentável, isso porque ele pode ser fabricado a partir da reciclagem de garrafas PET.

Além disso, ele é bastante durável e pode ser bem macio e acolhedor ao toque. O carpete de poliéster é o ideal para quem tem problemas com alergia, pois ele inibe os mofos.

Onde colocar o carpete?

Devido ao fato de o carpete ser um item mais complicado de limpar, é importante que ele seja colocado em ambientes que pedem um maior conforto e que não se sujam com facilidade, como o quarto e a sala. O banheiro, por molhar muito, não é um bom lugar para carpetes. Também não é interessante colocar o item na cozinha, pois ela suja bastante e pedaços de comida podem cair.

O carpete para quarto deve ser aquele mais aconchegante e, em caso de quarto infantil, seria legal escolher algum que seja mais fácil de limpar e que não manche.

O carpete para sala precisa ser mais resistente, pois esse é um lugar onde há uma grande circulação de pessoas.

Quais os benefícios?

Os benefícios do carpete giram em torno do aconchego. Ele é um item que levará à sua casa uma sensação de conforto muito grande. A razão disso é simples: sua maciez agrada o corpo ao tocar os pés pela primeira vez pela manhã e ao longo de todo o dia.

Seu aconchego também é bom para aquelas pessoas que gostam de deitar no chão, será praticamente como se estivessem deitando em algum lugar estofado, como o sofá ou a própria cama.

No Brasil, é quase inútil falar que os carpetes ajudam no aquecimento das casas, uma vez que esse é um país com temperaturas bastante altas. Entretanto, para os poucos momentos de frio brasileiro, esse revestimento de fato será de grande ajuda para que a casa se mantenha quentinha. E, ainda assim, em momentos de calor, o carpete não influencia em nada e não deixa o ambiente ainda mais quente.

Outro grande benefício desse revestimento está no fato dele abafar o som. Para quem mora em algum sobrado ou em apartamento e pensa em vizinhos, isso é ótimo. É possível pular, andar de salto, bater um martelo no chão e fazer todo tipo de barulho. Todo o som, ou a maior parte dele, será absorvido pelo material.

O carpete também é um item que pode ser muito bonito e levar elegância ao ambiente. Claro que a beleza é relativa, mas a possibilidade de personalização do item e seus vários tipos fazem com que ele se adeque ao gosto de cada um.

Para além dos conhecimentos sobre carpete, visite outros conteúdos do Amigo Construtor! Você encontrará conteúdos incríveis e os melhores materiais para fazer de sua casa um verdadeiro lar.

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Revestimentos