Meio Ambiente

Certificação LEED: pré-requisitos e créditos

Certificação LEED: pré-requisitos e créditos

Você conheceu, neste artigo, o que é o certificado LEED e suas categorias. Como explicamos na primeira parte deste artigo, cada tipo de certificação é baseada nos pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que, à medida que são atendidos, garantem pontos à edificação. Para relembrar: o nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos a 110 pontos. Os níveis são: Certified, Silver, Gold e Platinum.
Mas como esses pontos são conquistados? Conheça abaixo o que é considerado em cada uma das dimensões (PARTICELLI, 2018):

1. Localização e transporte

Tem como objetivo estimular projetos que considerem o acesso a pé e o transporte público e que aproveitem ao máximo práticas relacionadas à diminuição dos impactos no transporte urbano. Nesta categoria, não há nenhum pré-requisito, somente créditos.

2. Espaço sustentável

Categoria voltada para a localização e o terreno, que aborda preocupações ambientais relativas ao local do edifício, dando enfoque a integração do projeto com os ecossistemas locais e regionais. Nesta dimensão, o incorporador é estimulado, também, a avaliar as características do terreno e suas condições de exposição antes do início do projeto. Devem ser levantadas condições topográficas, hidráulicas, climáticas, o tipo de solo, uso e ocupação humana e comunidades vulneráveis próximas ao terreno. Esta categoria possui pré-requisitos e créditos.

3. Eficiência do uso da água

Esta categoria encoraja o uso de critérios e tecnologias que reduzem o volume de água potável consumida pelo empreendimento. As medidas adotadas devem levar em consideração tanto o uso quanto o descarte de água, promovendo a implantação de práticas mais eficientes no sistema de distribuição. Inclui mensuração dos processos de uso da água do interior e do exterior da edificação, instalações, sistema de ar condicionado e sistemas de irrigação. Esta categoria possui pré-requisitos e créditos.

4. Energia e atmosfera

Este critério é voltado para medidas que reduzam o consumo de energia necessário para um empreendimento realizar suas operações, além de controlar o desempenho do sistema e garantir a não utilização de gases nocivos à saúde. Envolve, por exemplo, o posicionamento e orientação da edificação no terreno, seleção de vidros e materiais de construção apropriados e uso de ventilação natural e sistemas de resfriamento eficientes. Esta categoria possui pré-requisitos e créditos.

5. Materiais e recursos

Esta categoria tem o objetivo de reduzir o volume de resíduos gerado durante a atividade de construção, além de desenvolver a gestão de resíduos e promover uma seleção criteriosa dos materiais utilizados. A certificação exige uma Declaração Ambiental de Produtos (DAP) para cada material mencionado para ganho de pontuação, garantindo a transparência das informações sobre a origem e extração dos materiais e compromissos por parte do fornecedor. Esta categoria possui pré-requisitos e créditos.

6. Qualidade ambiental interna

Este critério foca na análise da edificação sob o âmbito do conforto e bem-estar de seus ocupantes. Envolve, por exemplo, o controle da ventilação no ambiente, o monitoramento da qualidade do ar interno, a escolha do uso de materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis em tintas, vernizes e selantes e a exigência da elaboração de um projeto acústico eficaz. Esta categoria possui pré-requisitos e créditos.

7. Inovação e processos

Projetos com características de construção inovadoras e estratégias de construção sustentáveis podem receber créditos por este critério, assim como a participação de profissionais certificados pelo LEED. Nesta categoria não há nenhum pré-requisito, somente créditos.

8. Créditos de prioridade regional

Este critério procura incentivar equipes de projeto a se concentrarem em suas prioridades ambientais locais, incentivando-as a tratarem de questões ambientais críticas em cada país e em todo o mundo. Gera pontuação somente por meio de créditos.

Benefícios da certificação LEED

Com uma análise realizada em cada uma destas dimensões, você já deve imaginar que a certificação LEED traz diversos benefícios, certo? O Green Building Council enumera os benefícios oriundos da adoção da certificação.

Econômicos

  • Diminuição dos custos operacionais
  • Diminuição dos riscos regulatórios
  • Valorização do imóvel para revenda ou arrendamento
  • Aumento na velocidade de ocupação
  • Aumento da retenção
  • Modernização e menor obsolescência da edificação

Sociais

  • Melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes
  • Inclusão social e aumento do senso de comunidade
  • Capacitação profissional
  • Conscientização de trabalhadores e usuários
  • Aumento da produtividade do funcionário
  • Melhora na recuperação de pacientes (em hospitais)
  • Melhora no desempenho de alunos (em escolas)
  • Aumento no ímpeto de compra de consumidores (em comércios)
  • Incentivo a fornecedores com maiores responsabilidades socioambientais
  • Aumento da satisfação e bem-estar dos usuários
  • Estímulo a políticas públicas de fomento a Construção Sustentável

Ambientais

  • Uso racional e redução da extração dos recursos naturais;
  • Redução do consumo de água e energia;
  • Implantação consciente e ordenada;
  • Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas;
  • Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental;
  • Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.

Agora você já sabe o que é a certificação e como ela pode contribuir para o desenvolvimento de empreendimentos mais sustentáveis! Caso tenha interesse em obter o certificado LEED para alguma de suas obras, consulte o procedimento neste link
 

Referências bibliográficas

PARTICELLI, T. Aspectos práticos da Certificação LEED: exemplo de aplicação em unidade multifamiliar. Projeto de Graduação (Engenharia Civil), Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. UFRJ: Setembro, 2018.
Por Mariana Ribeiro – Consultoria Técnica InterCement

Assuntos relacionados: , , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?

E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Meio Ambiente