Estrutura

Como consertar trincas nas paredes

Como consertar trincas nas paredes

As trincas nas paredes são comuns em obras com alguns anos de existência. Engana-se quem pensa que elas só aparecem quando houve algum processo malfeito na construção. Elas podem aparecer pela simples passagem do tempo.
No entanto, consertar as fissuras é um processo simples e que não tem muitos segredos. Confira o passo a passo:

Materiais:

– Massa e Tela específica para o tratamento de trincas e fissuras
– Massa corrida (para áreas internas e não molháveis)
– Massa acrílica (para áreas molháveis)
– Tinta
– Lona plástica
– Espátula simples
– Espátula em “v”
– Lixa
– Desempenadeira
– Rolo de pintura

EPI’s:

– Luvas
– Máscara com filtro
 

Antes de colocar a mão na massa:

Forre o chão e os móveis do cômodo com a lona plástica. O processo gera muita poeira e sujeira, então esta medida é fundamental para proteger os objetos do ambiente.
Vestindo uma máscara com filtro para não inalar o pó, abra a fissura em toda a extensão utilizando a espátula em “v”, popularmente conhecida como “abre tricas”. Garanta também que a pintura na faixa lateral seja totalmente removida.

Limpe cuidadosamente toda a superfície com uma escova ou pincel e depois com um pano úmido. Essa etapa é fundamental para evitar que se formem bolhas na pintura em decorrência de poeira.

Usando uma luva de proteção para não manchar as mãos, aplique a massa dentro da trinca usando a espátula. O sentido de aplicação deve ser alternado para um preenchimento total, preservando as faixas laterais. Retire o excesso e aguarde a secagem.

Coloque a tela sobre a fissura. Sempre que o sentido da trinca mudar, corte a tela e inicie outra aplicação para acompanhar.

Cubra toda extensão da tela com massa de tratamento utilizando uma desempenadeira. Aguarde secar, o que deve demorar de 12 a 24 horas, dependendo do produto (verifique embalagem).

Depois que estiver seca, aplique a massa corrida, para acabamento de áreas internas não molháveis, ou massa acrílica, para áreas molháveis. Aguarde a secagem.

Escolha uma lixa fina ou média, de acordo com o tamanho da trinca, e lixe até que a superfície fique lisa.

Retire mais uma vez o pó com um pincel ou escova e depois com um pano úmido. Depois, pinte a área com a cor desejada utilizando um rolo.

Missão concluída com sucesso!

Assuntos relacionados: , , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?

E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Estrutura