Revestimentos

Como fazer um isolamento acústico eficiente

isolamento acústico

Quem mora em grandes cidades sofre constantemente com barulhos. A poluição sonora pode se tornar um grande incômodo e até um problema de saúde. Por isso, é importante preparar o ambiente, seja a casa ou o escritório, com isolamento acústico, para que os sons não interfiram no bem-estar de quem vive no local.

Existem dois tipos de ruídos: o de impacto, que se propaga pela estrutura da construção (passos, quando um objeto bate em outro etc.), e o aéreo, que se propaga pelo ar (trânsito, pessoas falando, música, aviões).

Em ambos os casos, é possível fazer com que o barulho não seja um problema no seu dia a dia. O isolamento acústico é um processo que consiste em utilizar projeto completo.

Nas paredes

Soluções mais simples de alvenaria ou a adição de drywall são capazes de atender casas e apartamentos. Em casos que necessitam de maior desempenho, as paredes duplas entram em cena.

Geralmente, o isolamento é feito com materiais pesados e compactos, como paredes de alvenaria, concreto, chapas metálicas e vidros laminados.
Para proteger de ruídos aéreos — propagados pelo ar — como os de aviões, carros e motos, é possível utilizar placas de cimentícias ou de gesso acartonado duplo.

Também podem conter camadas intermediárias de lã de vidro, rocha ou pet — a escolha dependerá da necessidade de cada projeto.

No teto

Contra os vizinhos que arrastam móveis, uma das soluções são as mantas acústicas instaladas diretamente na laje.

Inclusive, no Brasil, para apartamentos construídos a partir de junho de 2013, a norma 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), prevê o isolamento das paredes e entre pisos como item obrigatório.

No piso

Já para reduzir os barulhos no piso, como o do sapato de salto, por exemplo, uma opção é investir em tapetes e carpetes na entrada do apartamento, local que normalmente concentra esse tipo de ruído?

Gostou de saber mais sobre o isolamento acústico? Então continue de olho no Amigo Construtor!

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?

E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Revestimentos