Meio Ambiente

Como minimizar o desperdício na obra e os impactos ambientais? 

desperdício na obra

As obras de construção civil podem ter custos altos. No entanto, muito pode ser feito para se diminuir o desperdício na obra, contribuindo para que ela fique mais barata.
Além da vantagem de reduzir os impactos ambientais, as obras executadas de maneira sustentável possuem a capacidade de diminuir custos por meio da minimização de perdas. Dessa forma, as obras sustentáveis podem ser utilizadas como uma vantagem sobre sua concorrência.
A seguir, confira os principais pontos que você deve considerar para fazer obras com sustentabilidade e redução de desperdício!

Planejamento

Ele deve envolver tudo que possa antecipar problemas lá na frente. Sendo assim, um bom planejamento deve conter o seguinte:

Projeto

O projeto é importante porque determina com precisão as dimensões e os tipos de materiais utilizados. Os projetos executivos contêm ainda aspectos construtivos que indicam como devem ser feitos alguns serviços na obra.
Tudo isso serve para evitar desperdício de materiais, já que, com um projeto bem-feito, a construtora pode comprá-los na quantidade e nas especificações certas. Os detalhes colocados nos projetos também evitam a execução inadequada do serviço e a necessidade de retrabalho.

Orçamento

Ele indica o custo da obra. Um orçamento preliminar deve ser feito antes de se começar a construir, com base no custo unitário básico por metro quadrado (CUB/m²). Esse custo é calculado pelos sindicatos da indústria da construção dos estados brasileiros e serve como referência para que os construtores saibam quanto deve ser gasto em um determinado tipo de obra.

Cronograma

Ele indica em materiais cimentícios, como concreto e argamassas. Eles podem ser reciclados em usinas ou triturados para reaproveitamento no próprio local da obra.

Depois de triturados, os materiais minerais podem ser utilizados como agregados em concretos não estruturais ou em agregados. Faça seu cadastro na Rede do Amigo Construtor e não perca nossas atualizações!

Assuntos relacionados: , , , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Meio Ambiente