Como se faz

A importância de um bom acabamento para a sua obra

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Acabamento

O acabamento é a etapa mais empolgante de uma obra. É a fase final, na qual são instalados os pisos e revestimentos, é feita a pintura e são instalados metais e louças.

Um bom acabamento traz elegância, beleza e funcionalidade a uma construção. Mas, se mal feito, pode comprometer a qualidade de um projeto e a sua relação com o seu cliente.

Apesar de ser a última etapa, o acabamento pode chegar a custar mais de 50% do valor de projeto. Por isso, é importante que seja bem planejado desde o início da obra.

Então, para evitar desperdícios e ter uma casa bonita e funcional, confira nossas dicas!

Pisos e azulejos

Os erros mais comuns no assentamento de pisos são relacionados ao alinhamento, ao espaçamento e ao nivelamento. Para evitá-los, é necessário tomar alguns cuidados.

O primeiro passo é se planejar. Por mais cuidadoso que o profissional seja, azulejos, laminados e pastilhas podem quebrar durante a colocação.  

Por isso, é fundamental saber as medidas corretas do local e quanto desse material será necessário. Na hora da compra, oriente o cliente a comprar ¼ a mais desse total. Esse excedente evita o risco de, caso seja necessário repor materiais, eles não estarem mais disponíveis na loja.  

Outro problema que pode comprometer a estética do acabamento é o surgimento de dentes no assentamento de porcelanatos e cerâmicas.

Para evitar esse transtorno, é importante que o contrapiso esteja bem feito e nivelado. Se o trabalho for na parede, o emboço precisa ser bem feito e não ter caroços.

Por fim, para que o acabamento saia perfeito, o material deve caber perfeitamente na superfície. Se for preciso cortá-lo, utilize uma serra mármore, que garante um corte mais preciso, mesmo em peças mais resistentes.  

Rejuntes

Assim como no caso dos pisos e azulejos, o rejunte deve ser comprado com uma sobra. Também é importante orientar o cliente na escolha do rejunte correto, uma vez que, além de a cor ter que combinar com o revestimento, o produto deve ser mais ou menos resistente, de acordo com o ambiente em que será aplicado.   

Para uma boa aplicação, é fundamental observar as instruções do fabricante disponíveis na embalagem, principalmente o tempo de secagem.

Para facilitar a limpeza, logo após a aplicação, utilize uma espuma ou pano úmido para remover o excesso.  

Pintura

pintura pode parecer uma das etapas mais fáceis da obra, mas pode ser uma das mais trabalhosas. Se ficar mal feita ou deixar manchas, pode deixar seu cliente extremamente insatisfeito. Por isso, é importante não pular etapas e fazer esse trabalho sem pressa.  

  • Retire da parede tudo o que pode atrapalhar a pintura, dos maiores aos menores objetos.
  • Cubra tudo o que não deve ser pintado. Assim, você evita retrabalhos e entrega um serviço mais limpo e bonito para o seu cliente.
  • Limpe bem a parede e espere secar totalmente antes de iniciar a pintura.
  • Faça um bom preparo da parede antes de pintá-la. Bolhas e manchas por um preparo mal feito prejudicam, e muito, a estética e a qualidade do trabalho.

Além de todos esses cuidados, é importante conhecer bem o material a ser usado.

Existem diversos tipos de tinta no mercado. Algumas já vêm pronta para uso, outras pedem que sejam diluídas em água ou solvente.

As tintas também devem ser escolhidas de acordo com o ambiente em que serão aplicadas.

E não se esqueça, para todo esse trabalho é fundamental o uso das ferramentas e dos Equipamentos de Proteção Individual adequados.

Fazendo um bom acabamento, seu cliente fica satisfeito e você ainda pode usar a obra como portfólio. Uma boa imagem traz mais clientes!

Gostou das dicas? Então, capriche no acabamento de seus clientes e mostre para nós o seu bom trabalho!

E temos muito mais dicas no nosso Blog, continue com a gente!

Tags:, , , ,
Portfólio no Pinterest

Como criar portfólio nas redes sociais: Pinterest e Instagram

Mercado
Segurança no Canteiro de Obras

Série Segurança no canteiro de obras: dicas para o dia a dia no trabalho

Amigo Construtor Ensina