Como se faz

Chuveiro pingando? Saiba como resolver esse problema

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
chuveiro pingando

Além de incomodar bastante, um chuveiro pingando pode trazer diversos inconvenientes para a rotina da sua casa. Mas, felizmente, na maioria das vezes, o problema é bem fácil de consertar.

Quais os prejuízos e riscos do chuveiro pingando?

Sabemos que o consumo consciente da água é muito importante para preservar esse recurso e, se a ducha estiver gotejando, o desperdício se torna cada vez maior. Ele pode chegar a até 50 litros de água por dia, resultando em um aumento significativo na conta no fim do mês.

Fora o consumo excessivo de água, muitas vezes, as pessoas tentam resolver o defeito fechando o registro com mais força. Porém, quando o erro não está no registro, essa atitude pode agravar o pinga-pinga, ou até mesmo gerar um desgaste do equipamento.

Para não correr esse risco, é preciso entender por que o vazamento está acontecendo e, depois, pensar nas maneiras de solucionar o problema.

Quais as causas para o pinga-pinga?

Muitas vezes, há pressão dentro do equipamento, devido ao acúmulo de água. Isso acontece com mais frequência em equipamentos elétricos e que possuem chuveirinho. Se for esse o caso, abra-o para drenar a água e, sempre que for utilizar o aparelho, feche o chuveirinho antes de fechar o registro.

Durante uma possível manutenção, pode acontecer da remontagem do chuveiro ser feita de forma errada, gerando um vazamento. Logo, se tiver feito uma manutenção recentemente, verifique se ele foi remontado da maneira correta.

Outras causas comuns para o pinga-pinga são o desgaste ou má colocação do anel de vedação. Também pode ser que o registro não esteja vedando a água completamente. Para essas situações, é preciso realizar pequenos reparos.

Como resolver o problema?

A falha do chuveiro pingando é bem mais simples de resolver, quando comparada a outras situações. Isso porque ela é visível e pode também ser ouvida, enquanto complicações como vazamentos em canos e caixas d’água, por exemplo, podem permanecer por vários meses sem serem identificadas.

Você já tentou drenar toda a água de dentro do chuveiro e chuveirinho e, ainda assim, não resolveu o problema? É hora de entender o que está errado, e consertar.

Ferramentas necessárias para o conserto

Você vai precisar de uma chave de fenda, uma chave de boca, um mecanismo de vedação para chuveiros e um pano seco. Assim que identificar a falha, pode precisar substituir alguma peça do registro.

Passo a passo

Se o chuveiro for elétrico, desligue a energia para evitar acidentes e choques. Desligue também o registro geral do banheiro. Use a chave de fenda para retirar o parafuso do registro e remover a peça de acabamento. Com o pano, seque a água de dentro da instalação.

Retire agora a haste e a porca encontrada e, com auxílio da chave de boca, desenrosque a parte do acabamento que fica junto à parede. Nesse momento, você verá que há um anel de borracha na haste. Verifique se ele está desgastado, já que essa pode ser a causa do problema. Caso seja, leve o anel para auxiliar na compra de um novo.

Observe também se a rosca do registro está danificada, o que acontece com o tempo de uso quando ele é antigo. Nesse caso, será preciso fazer o reparo do registro, trocando toda a peça.

E então, agora ficou mais fácil encontrar a causa do chuveiro pingando e resolver o defeito? Se você gostou desse texto, leia também sobre como identificar outros tipos de vazamentos!

Tags:, , , , ,
desperdício na obra

Como minimizar o desperdício na obra e os impactos ambientais?

Amigo Construtor Ensina
porcelanato

Como escolher o porcelanato ideal para sua obra?

Amigo Construtor Ensina