Como se faz

Como fazer um isolamento acústico eficiente

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
tire-as-suas-duvidas-sobre-o-isolamento-acustico-na-obra.jpeg

Quem mora em grandes cidades sofre constantemente com barulhos. A poluição sonora pode se tornar um grande incômodo e até um problema de saúde. Por isso, é importante preparar o ambiente, seja a casa ou o escritório, para que os sons não interfiram no bem-estar de quem vive no local.

Existem dois tipos de ruídos: o de impacto, que se propaga pela estrutura da construção (passos, quando um objeto bate em outro etc.), e o aéreo, que se propaga pelo ar (trânsito, pessoas falando, música, aviões).

Em ambos os casos, é possível fazer com que o barulho não seja um problema no seu dia a dia. O isolamento acústico é um processo que consiste em utilizar materiais específicos para bloquear os sons externos.

Essa técnica, ao diminuir o barulho, contribui para aumentar a concentração e ainda evita o estresse degenerativo e problemas de saúde mental, causados pelo excesso de sons.

Hoje, cada vez mais construções estão trabalhando o isolamento acústico ainda na fase das obras. Separamos algumas dicas que te ajudarão a orientar seus clientes a realizarem a melhor escolha, confira!

Opções de materiais

Existem diversas opções de materiais utilizados no isolamento acústico. O que vai determinar qual é o melhor serão as necessidades do cliente e o local onde será aplicado. Para garantir um bom resultado, é importante ter um projeto completo.

Nas paredes

Soluções mais simples de alvenaria ou a adição de drywall são capazes de atender casas e apartamentos. Em casos que necessitam de maior desempenho, as paredes duplas entram em cena.

Geralmente, o isolamento é feito com materiais pesados e compactos, como paredes de alvenaria, concreto, chapas metálicas e vidros laminados.

Para proteger de ruídos aéreos — propagados pelo ar — como os de aviões, carros e motos, é possível utilizar placas de cimentícias ou de gesso acartonado duplo.

Também podem conter camadas intermediárias de lã de vidro, rocha ou pet — a escolha dependerá da necessidade de cada projeto.

No teto

Contra os vizinhos que arrastam móveis, uma das soluções são as mantas acústicas instaladas diretamente na laje.

Inclusive, no Brasil, para apartamentos construídos a partir de junho de 2013, a norma 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), prevê o isolamento das paredes e entre pisos como item obrigatório.

No piso

Já para reduzir os barulhos no piso, como o do sapato de salto, por exemplo, uma opção sustentável é a borracha sintética, fabricada a partir de pneus reciclados.

Outras escolhas são os pisos vinílicos, de cortiça e os carpetes que também ajudam a reduzir o impacto e, consequentemente, o barulho. A vantagem destes revestimentos é que eles podem ser aplicados durante a obra ou adicionados posteriormente ao espaço residencial ou comercial.

Acessórios anti ruídos

Além das opções de isolamentos que citamos, é preciso incluir no projeto acessórios específicos, em detrimento dos tradicionais, para potencializar o resultado. Ao serem aplicados na fase da obra, eles contribuem para que todas as possíveis entradas de som fiquem vedadas. Algumas das medidas que devem ser tomadas são:

  • substituir portas comuns por opções anti ruídos, como as de madeira maciça;
  • trocar as janelas tradicionais pelas anti ruídos, como janelas isolantes de PVC e vidro duplo;
  • optar por vidros insulados duplos ou triplos, ao invés do vidro temperado simples;
  • incluir jogos de borrachas ou um aparato que veda o vão entre a folha da porta e o chão, para as portas e suas frestas.

Antes de escolher um tipo de isolamento e os acessórios anti ruídos, lembre-se de analisar todas as necessidades de cada cliente. E não se esqueça da importância de fazer as vistorias durante a aplicação dos produtos, quando for necessário.

Ah, lembre-se sempre de orientar os moradores sobre os perigos de buscar soluções caseiras para barrar os sons externos. Só assim é possível garantir uma obra segura e eficiente!

Agora que você está por dentro dos detalhes do isolamento acústico na obra, que tal saber mais sobre como fazer um projeto de impermeabilização para obra?

Tags:, , , ,
materiais

Materiais descartados da obra viram exposição de arte

Rede do Amigo
reaproveitar

Confira 4 motivos para reaproveitar materiais de construção

Amigo Construtor Ensina