Como se faz

Cores de parede: como harmonizar cada ambiente?

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
cores-de-parede-como-harmonizar-cada-ambiente.jpeg

Você já se deu conta que as cores têm grande influência nos nossos sentidos? Não? Então experimente imaginar que está entrando em um quarto pequeno todo pintado de vermelho bem forte. Só de imaginar essa cena dá uma agonia, não é mesmo?

Você já se deu conta que as cores têm grande influência nos nossos sentidos? Não? Então experimente imaginar que está entrando em um quarto pequeno todo pintado de vermelho bem forte. Só de imaginar essa cena dá uma agonia, não é mesmo?

Apresentamos essa situação justamente para demonstrar o poder das cores em nosso cotidiano e o quanto a escolha das cores de parede podem fazer a diferença em cada ambiente, inclusive em nosso estado emocional.

Justamente por isso, é preciso primeiro entender um pouco sobre as sensações relacionadas a cada tipo de cor.

As cores e seus significados

As cores transmitem sensações distintas conforme a sua tonalidade. Vejamos:

Vermelho

Essa é uma cor quente e vibrante que causa excitação. Sua representação nos remete à força.

Amarelo

Tom relacionado à alegria e prosperidade e a um estado de ânimo positivo e animador.

Laranja

Desperta a vitalidade. Representa também o otimismo, bem como incita a criatividade e a inovação

Azul 

Cor que exala uma sensação de suavidade, serenidade e tranquilidade, muito relacionada ao aspecto curativo.

Verde

Desperta a tranquilidade e a calma, assim como o azul, mas também traz frescor, equilíbrio e esperança.

Estas são algumas traduções das cores mais usadas nos ambientes, confira como aplicá-las adequadamente nos cômodos de uma obra.

Quarto: o lugar dos tons leves e tranquilos

Ao escolher a cor ideal, seja qual for o ambiente da edificação. É preciso pensar como este espaço vai ser utilizado para enfim, selecionar a cor que mais se adéqua ao local.

Falamos que o quarto é um lugar de descanso. Nesse caso, o ideal é escolher sempre tons que inspirem tranquilidade e sossego. Uma boa escolha para esse tipo de ambiente são as cores off-white (variação do branco) e os tons mais claros de azul e bege.

Sala de estar: cômodo perfeito para tons relaxantes

Seguindo esta linha de raciocínio, a sala de estar também é um cômodo que deve ser decorado em cores leves. Ainda que, estas possam ser um pouco mais vibrantes que as tonalidades aplicadas no quarto. Afinal, geralmente usamos esse ambiente como um espaço de convivência dos membros da casa ou para receber os amigos.

Por isso é recomendado que esse cômodo seja pintado em tons que transmitam frescor, como o verde e marrom perfeitos essa funcionalidade. É possível usar também uma cor mais forte, como por exemplo, o vermelho e as paredes ou partes da construção.

Escritório: a cor depende do tipo de uso

Já no escritório ou quarto de estudo, as pessoas costumam exercitar o seu espírito criativo. E vale arriscar um pouquinho mais nas cores, aplicando tons considerados mais quentes e que incentivem a criatividade. Boas escolhas para esse tipo de cômodo são as cores laranja e amarelo, mas sem exageros!

Entretanto, se este espaço da sua casa é utilizado para leitura, reflexão ou relaxamento, dê preferência aos tons mais neutros e conhecidos por transmitem sensações relacionadas a calma e a tranquilidade.

Como você deve ter percebido, não precisa ser um arquiteto de renome ou um designer experiente em decoração para fazer uma boa escolha sobre as cores de parede de um determinado ambiente. Com um pouco de sensibilidade e sutileza é possível, sim, deixar qualquer local mais bonito e agradável apenas optando pelo tom adequado.

Gostou do nosso conteúdo? Sabe direitinho como escolher as cores ideais para cada cômodo? Então continue em nosso blog e confira também as dicas para executar uma pintura residencial perfeita. Até a próxima!

Tags:, , ,
que-tipo-de-pedreiro-voce-e

Teste “Que tipo de pedreiro você é?”

Testes
pedreiros

Como pedreiros podem conquistar clientes?

Mercado