Como se faz

Decoração com tubulação aparente: como explorar esse estilo!

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
decoracao-com-tubulacao-aparente-como-explorar-esse-estilo.jpeg

Sabe aquela preocupação em esconder as tubulações na hora de construir? Isso não é mais necessário! Graças à decoração com tubulação aparente, tendência que nasceu em Nova Iorque nos anos 50, que se tornou uma ótima opção para quem procura por um design diferente na sua construção e não quer gastar muito.

Por não ser muito tradicional, esse estilo deixa a pessoa livre para explorar várias possibilidades. Como a decoração com tubulação aparente vem do estilo industrial, ela conta com tijolos e concreto também expostos. Para que você fique por dentro desta técnica, separamos algumas referências para você usar e abusar em sua obra!

Planejamento 

Defina onde e como será instalada a tubulação aparente durante o projeto, o que inclui a localização de interruptores, tomadas, torneiras, entre outros itens. Com isso, você terá noção da quantidade necessária de todos os elementos da tubulação e como ligar um ao outro.

É bom lembrar que todos os cômodos da casa podem ter as tubulações aparentes, inclusive cozinha e banheiro. Só é necessário saber adequar a tubulação a cada lugar.

Harmonia dos ambientes

escolha da tubulação é algo muito importante: além de fazer com que tudo esteja em harmonia, é uma forma de garantir materiais de qualidade empregados em sua obra. Para instalações elétricas, opte por tubos de cobre ou de cromo, já que suas cores estão na moda e eles se encaixam perfeitamente em qualquer ambiente.

Em instalações hidráulicas, você pode apostar no PVC, material barato e que dura bastante. Isso, por si só, já é um grande benefício. Além disso, ele te permitirá ousar um pouco mais: é possível pintar os tubos de PVC, trazendo mais harmonia ao ambiente. O aço galvanizado também é uma escolha favorável, principalmente para as tubulações de água quente, proporcionando um ar mais rústico ao espaço.

Parte da mobília

A tubulação aparente com funcionalidades é uma ótima pedida: utilize-a como corrimões de escadas, lustres, parapeitos, suportes para cortinas e utensílios, prateleiras de livros, entre outros. Com esse recurso, o espaço será dinamizado e os tubos ficarão adequados à decoração.

Flexibilidade

Esse tipo de técnica de instalações elétricas e hidráulicas permite ao cliente e ao construtor flexibilidade ao fazer mudanças. Se for necessário acrescentar um ponto de tomada ou ajustar um lustre em um outro local do cômodo, por exemplo, isso será muito mais simples quando a tubulação está exposta.

Versatilidade

A decoração de tubulação aparente não fica legal apenas em casas: ela também pode ser explorada em escritórios, lanchonetes, restaurantes, entre outros estabelecimentos. O charme que essa tubulação proporciona pode ser até um atrativo para os clientes de diversos locais.

Cuidados na execução

Em instalações hidráulicas, não é viável cruzar os tubos de água fria com os de água quente. Os do último tipo geralmente são feitos com aço galvanizado e, com o superaquecimento, podem danificar os tubos de PVC utilizados nos sistemas de água fria.

Fazer um bom planejamento da instalação elétrica vai evitar erros na distribuição e localização dos tubos. Toda a fiação também deve estar muito bem isolada e instalada para evitar descarga elétrica nos tubos metálicos, que são ótimos condutores de eletricidade.

Ambiente mais amplo

Com a tubulação aparente, não é necessário rebaixar o teto com gesso, o que permite ter um pé-direito maior e, como consequência, um ambiente mais amplo e ventilado.

Depois de tudo o que foi falado neste post, fica difícil não apostar nesse estilo, não é mesmo? A decoração com tubulação aparente é uma tendência que vem ganhando muito espaço na construção. Não deixe de considerar essa opção!

Gostou de conhecer essa técnica? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e espalhar essa ideia?

Tags:, , ,
descubra-como-escolher-a-iluminacao-para-cada-comodo.jpeg

Descubra como escolher a iluminação para cada cômodo

Como se faz
6-dicas-de-decoracao-de-banheiros-que-voce-precisa-conhecer.jpeg

6 dicas de decoração de banheiros que você precisa conhecer

Mercado