Como se faz

Descubra como escolher a iluminação para cada cômodo

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
descubra-como-escolher-a-iluminacao-para-cada-comodo.jpeg

A iluminação de um ambiente deve considerar não só a estética do local, mas, principalmente, as interações e atividades que ocorrem nele. E como as cores das lâmpadas transmitem sensações diferentes, existem tipos específicos de fontes luminosas para cada espaço da casa, de acordo com as funcionalidades.

Portanto, confira agora as diferenças entre os cômodos e descubra o que considerar na hora de escolher a iluminação de projetos de construção! ​

Escritório

De modo geral, o escritório é um espaço que deve receber uma iluminação mais fria, para garantir que quem esteja no ambiente não perca o foco, sem relaxar, e mantenha a atenção no trabalho ou nos estudos.

Para quem utiliza bastante o computador, o ideal é apostar em uma lâmpada mais intensa, pois a luminosidade fraca pode ser prejudicial para a visão.

Porém, se o local for mais voltado as reuniões, apostar em uma luz indireta e mais intimista é uma opção que tende a garantir uma atmosfera de equilíbrio e conforto.

Quarto

O quarto é um ambiente que usamos para descansar e, portanto, não deve ter uma iluminação estimulante, como a luz branca. Nesse tipo de ambiente, a combinação entre lâmpadas de intensidades e cores distintas é bastante comum, e o ideal é que os pontos de iluminação com tonalidades mais quentes estejam próximos do local de descanso.

Outra opção é utilizar fontes luminosas com controle de intensidade: isso garante o conforto que todo quarto precisa e, principalmente, economia, devido à diminuição do gasto com energia elétrica.

Sala de estar

Assim como o quarto, a sala de estar é um ambiente que precisa transmitir conforto. Mas, além disso, como é uma área de recepção, também é interessante conferir um ar de elegância e sofisticação. E nada melhor para isso que uma iluminação com lâmpadas amareladas.

Se a sala tiver sancas de gesso, o ideal é investir em spots embutidos, que são requintados e dão um charme a mais ao ambiente. Outra opção é investir em focos de luminosidade para compor a ambientação, destacando objetos decorativos, o que pode ser facilmente resolvido com abajures e luminárias.

Banheiro

O banheiro também é um ambiente que merece uma atenção especial quando o assunto é iluminação. Esse cômodo necessita da luz geral e de alguns pontos de foco, como é o caso do espelho, de modo a permitir melhor visualização dos detalhes — para fazer a barba, lavar o rosto ou fazer maquiagem, por exemplo.

Na pia, o ideal é evitar lâmpadas refletoras, pois estas tendem a causar sombra no ambiente, e investir nos modelos que permitam uma iluminação mais intensa e uniforme, como as fluorescentes. E evite fazer uso das luzes de estilo camarim, pois elas esquentam bastante!

Cozinha

A cozinha deve ser um dos cômodos mais bem iluminados da casa. A função principal de preparo dos alimentos exige que esse ambiente seja bem limpo. Logo, deixar toda a área iluminada permitirá uma boa visibilidade e tornará mais fácil a higienização e a organização do local. Por isso, invista em lâmpadas incandescentes!

É importante ressaltar que, caso a cozinha ofereça também um espaço para as refeições, é interessante investir em uma luminária ou lustre posicionado acima da mesa, com luminosidade menos intensa, para deixar o espaço mais agradável.

Saber escolher a iluminação dos cômodos é fundamental para garantir o melhor desempenho possível nas rotinas de uma residência. E para que outras pessoas tenham acesso as informações sobre iluminação e outros elementos básicos de uma construção, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Tags:, ,
confira-4-dicas-para-fidelizar-clientes.jpeg

Confira 4 dicas para fidelizar clientes

Mercado
decoracao-com-tubulacao-aparente-como-explorar-esse-estilo.jpeg

Decoração com tubulação aparente: como explorar esse estilo!

Como se faz