Como se faz

Como montar um escritório em casa

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
escritório em casa

Ter um escritório em casa pode ser uma mão na roda se você trabalha ou estuda muito em casa. O home office – na tradução livre: “escritório em casa” – é uma tendência para quem quer fugir do trânsito, da correria e economizar.

Para ter um ambiente confortável e que te ajude a manter o foco, não é preciso gastar muito. Com pouco espaço e muita criatividade, é possível ter um cantinho todo seu, sem estourar o orçamento.

Separamos oito dicas para você montar seu próprio escritório em casa, usando coisas que já tem ou gastando pouco. Confira!

1. Local

Antes de tudo, escolha o local ideal para montar o seu escritório. Deve ser um local que possibilite a concentração, com poucas distrações. Então, um quarto extra ou mesmo um espaço sobrando no seu quarto podem ser o seu cantinho para trabalhar. Mas, se seu trabalho não exigir tanto tempo, você pode aproveitar aquele espaço na estante, na sua sala.

Se você mora em um apartamento pequeno, ou tem pouco espaço em casa, aproveite os cantos, corredores e até a varanda. Assim, é possível montar seu escritório de forma compacta, aproveitando as paredes para colocar seus móveis, objetos de trabalho e decorar do seu jeito.   

2. Iluminação

A luz deve ser pensada já na hora de escolher o local. A luz do sol pode te ajudar a manter o foco, a ficar acordado e ainda economizar na conta de luz. Por isso, aproveite o espaço perto da janela, ou até mesmo a varanda do apartamento.

Mas só luz natural não basta, já que muita leitura vai exigir iluminação artificial. As luminárias de mesa podem ser uma boa opção para deixar o ambiente bem iluminado e ainda mais bonito. Uma dica é utilizar lâmpadas fortes e que imitem a luz do dia.

3. Cadeira

Na hora de escolher a cadeira para o seu home office, é bom ter em mente quanto tempo você irá passar trabalhando. Por isso, é importante investir em uma cadeira confortável e ergonômica, que proporcione a postura ideal para horas à frente de um computador.

Existem vários modelos, cores e faixas de preço. Aposte em modelos com rodinhas e apoios para os braços. Você pode inclusive, comprá-las de segunda mão para economizar.   

4. Mesa

A mesa é o item principal do seu escritório. Você pode comprar o modelo que mais combine com a decoração e com as suas necessidades ou fazê-la você mesmo. Nesse caso, a mesa deve ser planejada de acordo com a sua altura, para garantir o conforto e ergonomia no seu dia a dia. Você pode construí-la com restos de madeira, cavaletes e até portas [link “reaproveitamento de madeira”].  

5. Cores

As cores têm um poder grande sobre o espaço e sobre o nosso foco. Na hora de pintar o seu escritório, você deve ter em mente qual é o seu objetivo e qual a sua identidade.

Cores claras dão uma sensação de ampliar o espaço, cores vibrantes estimulam a criatividade e tons escuros podem ser cansativas para os olhos nas horas de trabalho.  O ideal é apostar no contraste entre as cores das paredes e dos móveis.

6. Parede

Utilizar as paredes é uma boa opção para quem tem pouco espaço. Ali você pode colocar seus organizadores, prateleiras, objetos de decoração e guardar todo o seu material de trabalho.

7. Quadros

Uma forma simples de decorar o seu escritório é utilizando quadros. Eles podem mudar totalmente as cores do ambiente e dar aquele contraste com a pintura das paredes. Você também pode criar os próprios quadros, com recortes e fotos.

Aqui no blog, demos uma dica legal reutilização de pregos, relembre.

8. Organizadores

Organização será sua principal aliada para ter uma boa produtividade trabalhando em casa. Use caixas customizadas, bandejas de acrílico e até aquelas placas perfuradas (peg board), que você encontra em lojas de materiais para construção, para pendurar materiais e ferramentas.

O que achou das nossas dicas? Monte seu escritório em casa e nos mostre como ficou! Depois de pronto, se quiser dar mais vida com itens de decoração, confira nossas dicas de reaproveitamento de latas e garrafas

Tags:, , ,
Energia Solar

Energia solar: Como ter um sistema fotovoltaico em casa

Como se faz
Quarto do bebê

Quarto do bebê: dicas para montar um espaço funcional e seguro

Como se faz