Como se faz

Ladrilhos hidráulicos decorativos: veja como assentá-los corretamente

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
ladrilhos 1

Os ladrilhos hidráulicos fazem parte da categoria de revestimentos do tipo artesanal, por serem produzidos à base de cimento e outros materiais processados apenas em água, sem a prática da queima, como nas demais fabricações de cerâmicas e azulejos.

Na hora de decorar com mais estilo e elegância os ambientes de um determinado espaço, os ladrilhos hidráulicos decorativos são considerados uma excelente opção, pois estes elementos dispõem de uma ampla variedade de cores, estampas e desenhos (mosaicos) dispostos em sua superfície.

Outras vantagens dos ladrilhos hidráulicos decorativos estão relacionadas a versatilidade, durabilidade e alta resistência a atritos. Para que suas qualidades permaneçam por muito tempo, separamos um passo a passo de como assentar cada peça corretamente, garantindo mais beleza e exclusividade ao local escolhido.

Materiais:

• Ladrilhos hidráulicos decorativos à sua escolha.
• Argamassa para aplicação e material para acabamento.

Ferramentas:

• Desempenadeira
• Trincha, régua, nível, rolo e caixa de massa.

EPI’s:

• Máscara
• Óculos de proteção
• Luvas e pano

Antes de colocar a mão na massa:

Certifique-se que os ladrilhos estejam guardados em suas embalagens originais, em área seca e arejada. Confira também se o local de assentamento, seja parede ou piso, esteja nivelado, limpo e seco.

Vamos começar!

Inicie preparando a argamassa, conforme as informações dispostas na embalagem do produto e aplique uma camada de 5mm no local escolhido. Use a desempenadeira (dentada) para criar sulcos e retirar o excesso.

Assente os ladrilhos pressionando-os levemente, sem bater e posicionando-os a partir do canto superior da área desejada.

Repita esta ação, mantendo uma distância segura de 2mm entre as peças. Para uma melhor aderência deste material, passe cada peça em uma mistura de água e bianco. Durante o assentamento, evite que a argamassa seque ou manche os ladrilhos. Caso isto ocorra, use uma lixa d’água nº100, para limpá-los.

Verifique se todos os ladrilhos estão nivelados e limpe as sobras com um pano, quando necessário. Aguarde 12 horas até a argamassa secar e fixar.

Após a secagem e a ajuda de uma trincha, remova suavemente toda a poeira e, sem riscar os ladrilhos.

Na etapa seguinte, aplique resina sobre os ladrilhos com intervalos de 08 horas entre a demão no sentido horizontal, a demão vertical e a demão horizontal, até alcançar o acabamento desejado. Espere secar por completo, o tempo estimado é de 12 horas e PRONTO!

Sua nova decoração está garantida e a manutenção poderá ser realizada diariamente, utilizando apenas água e sabão neutro.

 

Tags:, , ,
tipos-de-textura

Veja como fazer diferentes tipos de texturas

Vídeos
confira-4-dicas-para-fidelizar-clientes.jpeg

Confira 4 dicas para fidelizar clientes

Mercado