Como se faz

Mofo e bolor: como prevenir que eles contaminem sua casa

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Mofo e bolor

O mofo e o bolor (que é o mofo em seu estágio inicial) são problemas causados por fungos, que se proliferam em ambientes úmidos, quentes e com pouca luminosidade.

Além das manchas e do cheiro desagradável, o mofo pode ser um risco à saúde. Respirar esses organismos pode causar doenças como sinusite e até asma.

Para pessoas alérgicas ou vulneráveis (como bebês, crianças, grávidas e idosos), ele pode ser um verdadeiro veneno.

Por isso, é importante saber como se livrar do mofo e do bolor. Depois que eles surgem, só a limpeza não adianta, já que eles podem voltar. A impermeabilização é a melhor forma de combater esse mal.

Confira outras formas de combater o mofo.

Ventilação

Manter os ambientes arejados é a principal forma de se prevenir contra o mofo. Abra portas, janelas, permitindo a circulação de ar.

Essa ação também é importante no inverno, quando costumamos fechar tudo para a casa ficar mais quentinha – o que aumenta a chance de surgir mofo e bolor.

De tempos em tempos, deixe as portas dos móveis (como guarda-roupas e armários) abertas, para que as partes internas sejam ventiladas.

Impermeabilização

A umidade é o que mais favorece a proliferação dos fungos que causam mofo. Por isso, é importante ficar atento às calhas, telhas e encanamentos. Qualquer infiltração ou acúmulo de água deve ser consertado o quanto antes.

É importante também fazer uma boa impermeabilização das lajes e coberturas. Isso deve ser feito na fase de construção, antes do acabamento, o que evita muitos problemas.

Atenção no banheiro

O banheiro é um dos locais mais afetados pelo mofo, uma vez que passa muito tempo úmido e fechado. Para prevenir o surgimento de mofo nesse ambiente, deixe a porta e a janela abertas depois do banho, para liberar todo o vapor.

Se tiver cortina de box, mantenha totalmente esticada para facilitar a secagem. Por fim, mantenha o banheiro sempre limpo, assim como os objetos e móveis que estão nele.

Cuidados com as roupas

Roupas também podem sofrer com o bolor e ficar com aquele cheiro de “coisa guardada por muito tempo”. Para evitar que isso aconteça, não deixe as roupas de inverno guardadas durante todo o verão, expondo ao sol algumas vezes. Se necessário, lave essas peças que não estão em uso há muito tempo.

Outro cuidado é não guardar as roupas sem lavar, pois qualquer gota de suor já é suficiente para começar uma colônia de fungos.

Um truque simples para prevenir mofo nas roupas é deixar um potinho de bicarbonato de sódio ou giz de lousa no guarda-roupa.

Removendo o mofo e o bolor

Se o mofo ou o bolor já se instalou, existem algumas técnicas para removê-lo.

  • Vinagre e bicarbonato: espalhe sobre o mofo uma solução de 240 mL de vinagre branco e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, usando um borrifador. Deixe agir por dez minutos e limpe com um pano seco e limpo.
  • Água sanitária: misture 100 mL de água sanitária em um litro de água e aplique nas superfícies mofadas. Deixe agir por meia hora e remova com um pano seco.
  • Limão nas roupas: o bolor também pode ser facilmente removido de roupas, colocando suco de limão diretamente sobre a mancha. Depois de esfregar, é só lavar a roupa normalmente.
  • Água sanitária e detergente: nas paredes externas da casa, uma mistura de água sanitária, detergente e água, aplicada com uma escova, limpa o mofo de maneira eficiente. Mas, depois disso, é fundamental fazer a impermeabilização, ou o problema irá voltar.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o Blog do Amigo Construtor e não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook.

Com informações da Folha de S. Paulo, Dr. Lava Tudo e agências de notícias

Tags:, , , ,
Facebook e LinkedIn

Como o Facebook e o LinkedIn podem te ajudar a conseguir novos clientes

Amigo Construtor Ensina
Portfólio no Pinterest

Como criar portfólio nas redes sociais: Pinterest e Instagram

Mercado