Como se faz

Confira 3 formas de fazer uma parede de tijolos aparentes

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Parede de tijolos aparentes

O uso de paredes com tijolos aparentes já faz sucesso na decoração de interiores há algum tempo. O estilo natural deixa o ambiente mais descontraído e rústico, além de ser muito versátil na hora de combinar com os outros elementos do ambiente.

O estilo rústico dos tijolos aparentes pode ser combinado com qualquer outro: clássico, romântico, moderno, industrial. Além disso, ele vai bem em qualquer cômodo da casa. E o melhor: você não precisa quebrar ou reconstruir a sua parede.

Como fazer uma parede de tijolos aparentes

Construindo do zero

Existem algumas formas de criar uma parede de tijolos aparentes. A primeira, claro, é construir a parede já com esse objetivo. Nesse caso, você deverá excluir tomadas do seu projeto.

Mas é importante que esse trabalho seja feito por um profissional, que definirá quais os materiais, como o tipo de tijolo e argamassa, mais adequados.

Outra dica importante, nesse caso, é que você precisará manter a parede preservada e limpa, evitando que caia aquele pó laranja do tijolo. Para evitar que isso aconteça, você pode fazer a aplicação de resina.

Também é fundamental o uso de um impermeabilizante. Assim, você mantém sua parede de tijolinhos aparentes protegidas contra pó, fungos e umidade.

Revestir a superfície com tijolos

Outra forma é revestir a parede com os tijolos cortados pela metade, para não tomar muito espaço. Também é indicada a contratação de mão de obra profissional neste caso.

Isso porque, antes de tudo, será necessário preparar a parede antes de aplicar os tijolos. Ela deve estar limpa e livre de umidade, ou então os tijolos podem se descolar.

Além disso, eles deverão ser empilhados e colados na parede com argamassa, que não deverá ficar aparecendo. Ou seja, você deverá passar a argamassa somente no lado que será fixado à parede.

Entre as vantagens desse tipo de projeto estão a resistência e a durabilidade do material, o conforto térmico e a versatilidade. Você pode usar os tijolos naturalmente, sem nenhum reboco ou revestimento, ou pode pintá-los e texturizá-los. 

Porém, assim como na primeira opção, é necessário fazer a impermeabilização e a manutenção constante, para evitar o aparecimento de fungos e limo. Além disso, essa opção pode custar mais.

Tijolinhos fake

Mas se você não quer investir ou ter o trabalho de uma obra, você pode simular o efeito de tijolinhos à vista, com opções mais simples de revestimento.

Hoje, existem diversas opções: papel de parede, EVA, isopor ou até mesmo grafite. Além de serem mais fáceis de aplicar, são mais baratos e demandam menos manutenção. Essa é uma boa opção para quem mora de aluguel e não pode fazer grandes mudanças ou apenas não quer gastar muito para mudar o visual da casa.

Gostou dessa dica? Então confira mais ideias de decoração aqui no blog.

Tags:, , , , ,
Paisagismo

Paisagismo: você conhece essa profissão?

Mercado
ScreenHunter 2435

Diário de Obra: segurança no canteiro de obras

Vídeos