Como se faz

Pernilongos: aprenda como se livrar desse incômodo

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Pernilongo: como se proteger

Pernilongos são visitas não desejadas, mas constantes, principalmente no verão. O tempo seco e de temperaturas elevadas é o ambiente ideal para esses insetos.

As picadas causando coceiras e machucados são apenas parte do problema. Pernilongos também podem ser transmissores de diversas doenças, como encefalites.

Por isso, é importante não apenas combater, mas prevenir que eles proliferem. Mas como fazer isso?

Vale lembrar que o zika vírus, a dengue e a febre amarela não são transmitidos por pernilongos, mas pelo Aedes aegypti.

Porém, algumas dicas desse post também podem ajudar a evitar criadouros desse mosquito.

Como prevenir a proliferação de pernilongos em casa

A melhor forma de se livrar dos pernilongos é acabar com os criadouros. Os lugares ideais para eles se reproduzirem são os de temperatura elevada e que possuem muita água parada, principalmente com material orgânico.

Por isso, uma casa limpa, sem acúmulo de água em calhas, vasos de plantas e com a caixa d’água coberta é fundamental para evitar uma infestação.

Também é preciso ficar atento à limpeza de piscinas, cozinhas, jardins, calhas entupidas etc.

Atenção aos terrenos vizinhos

É importante notificar a prefeitura sobre terrenos baldios, bueiro entupido e árvores ocas, para que se faça a manutenção necessária.

Cidades como São Paulo, que têm grandes rios poluídos, como o Rio Pinheiros, costumam sofrer com infestações de pernilongos.

Nesse caso, seria necessária uma ação maior de controle ambiental. Para a população, alguns produtos podem atuar como paliativos.

Repelentes naturais

Algumas plantas funcionam como repelentes naturais contra insetos. É uma forma mais saudável e ecológica para combatê-los.

  • Citronela: é uma opção clássica, que pode ser utilizada de diversas maneiras. O cheiro é o que repele os insetos, então você pode plantá-la no caminho onde passa vento, para que o aroma se espalhe. Também é possível fazer uma espécie de chá com as folhas e usá-lo no corpo, no chão ou nas portas e janelas.
  • Alfazema ou Lavanda: o cheiro adocicado dessa planta, tão apreciado por humanos, é detestado por mosquitos. O ideal é deixá-la próxima às janelas. Além disso, é uma planta muito bonita para a decoração da casa.
  • Alecrim: muito utilizado na culinária, o alecrim pode ser um ótimo repelente natural. O cheiro do alecrim afasta mosquitos e até gatos. É ótimo para ter em jardins, hortas e quintais.
  • Manjericão: o cheiro forte do manjericão é bastante eficiente para afastar insetos. Você pode apenas ter a planta em um local estratégico, ou borrifar uma solução de manjericão em água e álcool no corpo.
  • Cravo-da-índia: é um repelente natural muito eficiente conta pernilongos e mosquitos (inclusive o Aedes aegypti).  A receita é simples, vai exigir apenas 10g de cravo-da-índia, ½ litro de álcool e 100 ml de óleo de amêndoa. Deixe o cravo curtindo no álcool por quatro dias, mexendo duas vezes por dia. Depois, acrescente o óleo. Pronto, agora é só usar no corpo.

Se você for utilizar essas plantas na versão diluída, no corpo, é necessário passar várias vezes ao dia, uma vez que é o odor que afasta os insetos.

Inseticida ou repelente?

Inseticidas e repelentes industrializados também podem ajudar a manter os pernilongos longe. Existem várias opções no mercado e é importante ler com atenção o rótulo, para saber o modo correto e quem pode utilizá-los.

O inseticida extermina insetos do ambiente, mas não impedem que outros venham. Ele ataca desde pernilongos, baratas, formigas, até o Aedes aegypti. 

Mas atenção: inseticidas podem causar reações na pele e intoxicação das vias aéreas. Por isso, fique atento às instruções de uso na embalagem.

Utilize o inseticida nos locais que os insetos costumam estar escondidos (embaixo de mesas, atrás de cortinas, guarda-roupas etc.), mantendo janelas e portas abertas.

Já o repelente afasta os pernilongos do ambiente e das partes do corpo expostas. Não adianta utilizar nas partes do corpo que estão cobertas, mas você pode aplicar o repelente spray direto na roupa.

Também é fundamental ficar atento às recomendações do fabricante e não aplicar sobre olhos e boca. Outra dica é usar meia hora depois de aplicar o protetor solar, para que um produto não prejudique o efeito do outro.

Outras formas de repelir pernilongos

O mercado oferece várias ferramentas e produtos para combater pernilongos. Eles são importantes principalmente para crianças, bebês e mulheres grávidas, que não podem usar repelentes industriais livremente.

As telas de proteção nas janelas e os mosquiteiros evitam que os pernilongos entrem no ambiente. Eles são bastante eficientes e fáceis de serem removidos, quando não forem mais necessários.

Mas se você viu que os insetos já estão no cômodo, você pode utilizar as raquetes elétricas para se livrar do incômodo. Elas são facilmente encontradas no mercado, a preços acessíveis. Só é preciso ter o cuidado de fechar portas e janelas depois de usá-las, para evitar que os pernilongos voltem a aparecer.

Velas e incensos também ajudam a mantê-los longe, pois o cheiro exalado repele os insetos, assim como os repelentes naturais.

Ventilador ou ar condicionado?

O ventilador pode ajudar a afastar pernilongos, mas somente atrapalhando seu voo. O inseto sempre poderá voltar ou chegar por áreas que o vento do ventilador não atinge.

Já o ar condicionado pode ser útil, mas apenas em temperaturas muito baixas (entre 16 e 18ºC). Pernilongos ficam menos agitados em regiões mais frias.

E você tem alguma receita para combater pernilongos? Conte para a gente!  

Com informações de agências

Tags:, , ,
Quarto do bebê

Quarto do bebê: dicas para montar um espaço funcional e seguro

Como se faz
Fuga de energia

Fuga de energia e ligação clandestina: como identificar

Amigo Construtor Ensina