Como se faz

Veja os passos para armazenar materiais da obra com eficiência

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
materiais

Em um canteiro de obras, é muito comum ver que os materiais são organizados de forma inadequada. A preocupação dos construtores se concentra apenas nas etapas construtivas que devem ser executadas e, muitas vezes, não dão importância à forma de armazenar materiais da obra.

Sendo assim, é importante fazer o armazenamento dos materiais em um canteiro de obras corretamente, guardando cada material de uma forma que não os danifique ou provoque desperdícios.

Qual a importância da organização do canteiro de obras?

Essa falha na organização causa alguns problemas durante a construção, como atrasos em algumas etapas da obra e na rotina dos operários, desordem no canteiro, dificuldade de encontrar os materiais e desperdício deles.

Todos os materiais de construção têm sua forma certa de armazenar devido às suas características e aplicações. Além de ajudar na hora da execução das etapas construtivas, deixa o canteiro mais limpo e livre de acidentes de trabalho.

Como se deve armazenar materiais da obra?

Agora, que você já sabe que é essencial que os materiais estejam bem armazenados dentro do canteiro de obras, chegou a hora de descobrir qual a melhor forma de fazer isso!

Cimento em local seco e sem umidade

É recomendável que os sacos de cimento fiquem em local impermeável, como é mostrado em vídeo sobre armazenamento de cimento. Eles devem ser colocados sobre paletes ou tábuas de madeira, longe do chão, onde podem ter contato com água.

Quando for empilhar, atente para o fato de deixar os sacos bem próximos um do outro para que não haja circulação de ar entre os materiais. Montar as pilhas com os sacos de cimento alternados ajuda a manter o equilíbrio, evitando que desmoronem no chão.

Peças de aço bem guardadas

Primeiramente, as peças devem ser separadas e guardadas de acordo com o tamanho e a classe, uma vez que facilita na hora de utilizar o material na obra. Elas também não podem ter contato com água ou umidade do ar para que não venham a deteriorar ou corroer.

Pintar as extremidades das barras contribui na hora de identificar cada peça e também na utilização do material. É necessário que elas fiquem armazenadas acima do nível do solo.

Precauções com tijolos e telhas

Por serem materiais mais frágeis, os tijolos e as telhas de cerâmica exigem um cuidado maior. É necessário empilhar esses materiais em local que tenha solo firme, sempre alternando as peças para manter o equilíbrio, e não fazer pilhas muito altas para que o produto não caia e quebre, ocasionando desperdício.

No caso das telhas, elas devem ficar sobrepostas, de forma que não cause rachaduras. Em ambos os materiais, o ideal é cobri-los com uma lona para proteger da chuva e da umidade do ar.

Cuidados com a madeira

No caso das peças de madeira, é sempre bom colocá-las acima de vigas ou pilares de tijolo, para que, como os outros materiais, elas não tenham contato com o solo. Cada peça deve ser empilhada em camadas e com batedores de madeira, que proporcionam uma separação entre elas, a fim de evitar atrito ou que o material venha a empenar.

As pilhas também devem ficar protegidas da chuva para não inchar e perder sua aplicabilidade, e longe do sol para não haver ressecamento. Não se coloca nada que pese em cima da madeira, para que ela não venha a ter deformações.

No mais, todos os materiais devem ficar próximos aos locais onde serão utilizados, visto que isso gera maior fluidez na obra e facilita o trabalho dos operários. Oriente os seus funcionários acerca da forma correta de manusear, para evitar danos e desperdícios.

Aplicando uma boa organização na hora de armazenar materiais da obra, você estará angariando bons resultados na sua construção, além de estar trabalhando com a sustentabilidade.

Depois de saber todos os passos, o seu canteiro de obras vai ficar bem organizado! Se foi útil para você aprender a armazenar materiais da obra, assine a nossa newsletter e veja muito outros artigos do mundo da construção!

Tags:, , , , ,
reaproveitar

Confira 4 motivos para reaproveitar materiais de construção

Amigo Construtor Ensina
WhatsApp

Aprenda as melhores práticas de atendimento pelo WhatsApp

Amigo Construtor Ensina