Como se faz

Como preparar sua casa para as visitas de fim de ano

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Visitas de Fim de Ano

Fim de ano é tempo de festejar com a família e os amigos. Para quem não vai viajar e vai ser o anfitrião do Natal ou do Ano Novo, é bom já se planejar e preparar a casa para receber as visitas de fim de ano.

E isso vai além de ter uma decoração bonita: cômodos arrumados, manutenção em dia e itens básicos à disposição, tudo isso pode evitar que sua visita se sinta desconfortável, ou que você passe por alguma situação embaraçosa.

Com o décimo terceiro em mãos, muita gente aproveita para fazer aquela reforma ou manutenção que a casa estava pedindo a tempos. Mas isso demanda planejamento, para não esquecer de nenhum detalhe. Por isso, separamos algumas dicas para deixar a sua casa pronta a tempo das festas!

Pequenos consertos

Se você vai receber visitas, é preciso garantir que tudo esteja em ordem para que ela se sinta em casa. Troque as lâmpadas queimadas; tampe buracos na parede, onde antes havia quadros, e conserte as trincas; verifique se chuveiros, descargas dos banheiros, tomadas estão funcionando bem.

Outro ponto importante é verificar a rede elétrica, hidráulica e de gás. Talvez seja a hora de chamar um profissional para te dar aquela mão na vistoria da casa. Faça uma lista do que precisa ser feito, pois isso irá te ajudar a fazer um orçamento e priorizar os serviços.

Trato no piso

O piso de uma casa precisa de uma manutenção de tempos em tempos. Se não for possível, ou necessário, trocá-lo, procure fazer uma boa limpeza, com o produto adequado para o tipo de piso.

A cerâmica do banheiro pode ser limpa com detergente e sabão neutro. Para porcelanato, existem diversos produtos específicos para limpeza pesada disponíveis no mercado; é bom proteger os pés dos móveis para evitar arranhões. Cimento queimado demanda uma limpeza mais simples: vassoura, sabão neutro e pano úmido, mas é recomendável que se aplique resinas acrílicas ou à base d’água na superfície a cada três anos.

Esses são apenas alguns dos materiais, mas você pode procurar auxílio de um profissional da obra para te orientar quanto à manutenção do seu piso.

Renove as paredes

As pinturas acabam ficando desgastadas com o tempo, além de exibirem marcas dos móveis. Além disso, inovar em uma parede pode dar um ar totalmente novo para a sua casa sem muito esforço.

Com as diversas opções disponíveis no mercado, pintar a parede é mais que mudar as cores. Existem diferentes texturas, que permitem resultados diversos em cada ambiente.

Outra tendência, que pode ser uma mão na roda para uma reforma rápida, é apostar em um papel de parede. Além de ser de fácil aplicação, ele ainda possibilita várias cores e desenhos.

Hóspedes

É preciso pouca coisa para deixar o quarto de hóspedes com o conforto de um hotel. Reserve um espaço no guarda-roupa para que a visita o utilize, além de um local para eles colocarem as malas. Dessa forma, você evita excesso de bagunça no quarto.

Monte uma cama confortável, deixando travesseiros e almofadas à disposição. Deixe também lençóis extras no armário. Uma dica para deixar o quarto mais alegre e festivo é usar roupas de cama com as cores natalinas.

O banheiro merece uma atenção especial. Confira se está bem abastecido com papel higiênico, sabonetes e jogos de banho. Lembre-se de deixar esses itens com fácil alcance.

Quer mais dicas para a sua obra, reforma ou decoração? Então, envie sua sugestão sobre o que quer ver aqui no Blog Amigo Construtor, pela nossa página no Facebook.

Tags:, , , , ,
 
shutterstock_560840203

8 filmes e séries sobre construção para ver na Netflix

Rede do Amigo