Faça Você Mesmo

Saiba como trocar o registro do chuveiro e substituir o reparo 

blank

Seu chuveiro deu problema e você já correu no Google para pesquisar coisas a exemplo de “como trocar o registro do chuveiro”, fique calmo. 

Se você pensa que para substituir o reparo de registro daquele chuveiro que não para de pingar terá que quebrar a parede, está enganado! Isso também vale para o registro geral (de gaveta) que está com vazamento.

A substituição desse item é fácil e além de proporcionar tranquilidade, você também economiza água. Vamos entender melhor como funciona esse processo de trocar registro chuveiro.

blank

Como trocar o registro do chuveiro

Veja os materiais, ferramentas, dicas e o passo a passo de como trocar registro chuveiro:

Materiais:

  • Haste
  • Castelo
  • Bucha
  • Carrapeta

Ferramentas:

  • Chave Philips ou chave de fenda
  • Chave de boca, ou Grifo, ou Alicate de bomba d’água
  • Chave Allen (opcional, de acordo com o acabamento do registro)

Antes de começar:

  • Feche o registro de alimentação do banheiro. Caso não o tenha, feche o registro geral.
  • Elimine a água da tubulação abrindo o registro de pressão do chuveiro elétrico ou da ducha.
  • Se o reparo a ser substituído for de chuveiro elétrico, desligue-o para evitar possíveis danos.

Tudo pronto? Mãos à obra!

blankRetire o botão (1) do volante do registro e desrosqueie o parafuso interno (2) do volante (3).blank
Após retirar o botão e o parafuso, com volante já solto é só retirar o volante.
blank
Solte o preme (4), com a mão ou, se for necessário, com grifo ou alicate bomba d’água. Retire a canopla (5) da base.
blank
Com o grifo, ou chave de boca, desrosqueie o antigo reparo no sentido anti-horário e puxe para retirá-lo.
blank
Segure o novo reparo e desrosqueie (no sentido anti-horário) a haste manualmente até a carrapeta retrair para dentro da bucha do reparo. Fixe-o na base e rosqueie com o grifo, ou a chave de boca, no sentido horário.
blank
Recoloque a canopla, rosqueie o preme e recoloque o volante.
blank
Rosqueie o parafuso do volante e fixe o botão.
blank
Feche o registro do chuveiro e abra o registro geral (ou o de alimentação do banheiro). Depois, abra o chuveiro para testar a instalação. Pronto!
Caso o seu chuveiro continue com vazamento, verifique se existe algum problema com o seu chuveiro elétrico ou sua ducha.

blank

Quando é necessário trocar o registro?

A maior dúvida das pessoas é como trocar o reparo do registro do chuveiro, mas outra questão que pode surgir é: quando é necessário fazer essa troca?

Normalmente, a troca do registro do chuveiro é necessária quando ele está com vazamento de água, ou seja, pingando e quando não fecha por completo. Além disso, há também o caso de quando o registro gira, mas a água não sai do chuveiro.

Essas situações são bem comuns, mas são problemas que atrapalham bastante, principalmente os vazamentos, já que isso significa desperdício e aumento na conta de água. Se seu único problema for o registro, fique mais tranquilo, porque trocá-lo é simples e não é preciso experiência para fazer essa troca, como foi mostrado no passo a passo anteriormente.

Outra dúvida que pode surgir é qual o melhor tipo de registro de chuveiro. O mais utilizado para chuveiros, no geral, é o registro de pressão. O funcionamento é simples: quanto mais você abre, mais água cai. Eles também são adaptáveis aos chuveiros e suas versões e comportam água quente e fria.

E se o problema persistir?

Você realizou a substituição do registro do chuveiro, mas os vazamentos ou a falta de água saindo do chuveiro ainda persistem? Isso pode ser um alerta! É necessário verificar se existe alguma obstrução nos canos ou se a tubulação está danificada.

Como esses problemas são mais complexos, é recomendável buscar a ajuda de um profissional. Esse tipo de reparo exige experiência e equipamentos que só um encanador adequado para o trabalho possui.

Como mudar o registro de água de lugar

O registro de água é chamado de hidrômetro, aparelho utilizado para medir e registrar o volume de água fornecido ao imóvel. Assim, é possível ter um controle melhor do seu consumo. Mesmo já instalado, é possível mudar esse registro de água de lugar, também chamado de relógio da água.  

O dono do imóvel que deseja fazer essa mudança deve fazer uma solicitação para a companhia de água e saneamento da sua região, como a Sabesp, no caso de São Paulo.

São necessários os documentos pessoais e uma imagem que comprove que foi construída a caixa padrão para ligar água.

Como abrir um registro de água emperrado

Caso o registro fique emperrado, a solução é simples, use um maçarico para soltar o registro. Caso ele esteja extremamente emperrado, aqueça a base da haste, na região em volta da porca castelo e do corpo do registro.

Não se esqueça de aquecer de maneira uniforme e, enquanto estiver nesse processo, já tente liberar a alça até ela se soltar e conseguir girar novamente.

Cuidados necessários antes de começar a trocar o registro

Mas atenção: antes de começar a substituição, você precisa ter certeza de que o registro escolhido é da mesma marca ou que tenha as mesmas características do que será substituído. Atente-se também à marca no acabamento. Se for preciso, tire uma foto ou retire-o e leve à loja.

Se mesmo com esses cuidados você não encontrar o item que seja compatível com as peças que você tem em casa, existe a opção Kit Salva-registro, que substitui o sistema completo.

Como trocar um registro duplo, tem diferença?

Um registro duplo é aquele registro antigo. Hoje em dia, é cada vez mais raro encontrar esse tipo de misturador duplo. O registro duplo é justamente o tipo que exige duas bases e dois acabamentos.

Para realizar sua troca, os passos são basicamente os mesmos, só que realizados duas vezes, em ambos os registros. Um obstáculo que pode ser encontrado é que, como se trata de um modelo antigo, talvez exista uma dificuldade de encontrar o tipo de registro certo para realizar a troca.

Agora você já sabe como trocar o registro do chuveiro! Para solucionar outras dúvidas sobre o assunto, entre em contato com o Amigo Construtor!

Assuntos relacionados: , , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Faça Você Mesmo