Saúde

Confira 7 dicas para aproveitar ainda mais o verão 

Conheça as melhores dicas para o verão

O verão já está chegando e, junto da estação mais quente do ano, iniciam-se os dias mais longos, quentes e ensolarados. Dessa forma, separamos algumas das principais dicas para o verão, para que você e sua família aproveitem essa época do ano da maneira mais refrescante possível!

Para aqueles que são #teamcalor, a época proporciona mais disposição, ânimo e energia durante a rotina, além de dias mais limpos e com céu azul. Portanto, em uma rotina quente, alguns cuidados no verão devem ser tomados.

blank

Para manter a saúde em alta no verão, é importante usar roupas leves e de cores claras, evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, beber muita água e evitar ambientes muito fechados ou quentes.

Com essas e mais algumas dicas de verão que veremos ao longo da matéria, será possível evitar alguns problemas comuns que surgem devido ao calor, como a desidratação e queimaduras.

Além disso, é comum que, em época de verão, as praias lotem com mais facilidade. Outro problema a ficar atento é a intoxicação alimentar, em caso de alimentos consumidos no local, além das picadas de insetos.

Por isso, é importante estar atento à qualidade do alimento que será consumido e ao uso constante de repelente e protetor solar.

A seguir, você irá conferir algumas das principais dicas de como se preparar para o verão:

Hidratação

Um dos principais cuidados com o verão relacionados à saúde, é a ingestão contínua de líquidos. Precisamos nos hidratar, beber bastante água e consumir alimentos ricos em água, pois a transpiração tende a aumentar de forma considerável nessa estação do ano, diminuindo a temperatura do nosso corpo. Portanto, acabamos por desidratar mais facilmente e com mais frequência.

Dito isso, é aconselhável que seja consumido pelo menos 2 litros de água por dia. Você também pode optar por outras escolhas para se manter hidratado, como água de coco, suco natural ou chás gelados.

Como dito anteriormente, alguns alimentos são ricos em água e eles podem te ajudar a se manter hidratado. Alguns deles são frutas, verduras e legumes, como: alface, chuchu, tomate, melão, abacaxi, cenoura e banana.

Busque beber muita água durante os cuidados no verão

Como acabar com os pernilongos

Um dos cuidados no verão mais difíceis e que gera dúvidas é: como se livrar dos pernilongos? É de extrema importância adotar o uso de repelentes e ter atenção com as crianças pequenas – já que nem todos os repelentes são apropriados para elas.

Portanto, confira as principais dicas para o verão, a fim de acabar com os pernilongos. Para evitar a entrada dos pernilongos dentro de casa, instale telas em janelas e portas. Outra opção é fechar as janelas pelo fim da tarde, horário de pico que os pernilongos costumam aparecer.

Outra dica preciosa para espantar esse inseto quando ele já está dentro de casa é o uso de extrato de citronela no chão ou queimar velas com a mesma substância. Também é possível afastar os pernilongos usando os ventiladores e aparelhos de ar condicionado apontados para o chão, onde ele costuma atacar.

Não se esqueça do uso dos repelentes nos cuidados com o verão

Atividades refrescantes

O verão é a estação mais quente do ano, o que a torna ideal para apostar em atividades refrescantes com água, principalmente para as crianças. Além disso, o calor é um ótimo pretexto para dar aquele mergulho na piscina ou ir até as praias e aproveitar as ondas do mar.

Uma das melhores dicas para o verão é adotar o uso de bacias, banheirinhas, baldes, bexigas e mangueiras, que serão os melhores amigos de todas as famílias que buscam atividades refrescantes para garantir a diversão no verão.

É possível realizar algumas brincadeiras, como as guerras de bexiga, tomar banhos de mangueira, realizar pinturas com gelo, escorregador com sabão e água em uma lona e brincar com lançadores de água.

Roupas frescas

Usar roupas de cores claras e leves é uma das dicas para o verão mais importantes, já que ajudam a pele a eliminar todo aquele excesso de calor do organismo por meio do suor.

É por isso que devemos evitar usar roupa preta no verão. Portanto, é ideal optar por camisetas leves, shorts e vestidos fresquinhos e leves de verão. 

É recomendável preferir as roupas de material natural, como algodão ou linho, aos tecidos sintéticos, já que os tecidos leves deixam a pele respirar mais facilmente, enquanto evitam o aumento exagerado da temperatura corporal.

Não esqueça do protetor solar

Embora não seja possível evitar completamente a exposição ao sol, é importante evitar os horários de mais calor, que são entre o meio-dia e as 16 horas.

Ainda nesse horário, mesmo que não esteja tanto calor ou você não esteja exposto ao sol, o uso de protetor solar é indispensável. Passe protetor solar a cada 3 horas e não se esqueça de usar óculos de sol e chapéu, além de hidratar-se bebendo muita água.

Saiba como resolver se seu chuveiro estiver pingando

Está com o seu chuveiro pingando? Saiba como resolver esse problema em apenas alguns passos, confira:

  1. Se o seu chuveiro for elétrico, não esqueça de desligar a energia para evitar choques e acidentes. Desligue também o registro geral do banheiro;
  2. Depois de desligados, use uma chave de fenda para retirar o parafuso do registro e conseguir remover a peça de acabamento. Com um pano, seque toda a água dentro da instalação;
  3. Retire a haste e a porca encontrada e, com a ajuda da chave de boca, desenrosque a parte do acabamento junto à parede. É nesse momento que você verá um anel de borracha na haste;
  4. Verifique se o anel está desgastado, pois esse pode ser o problema. Caso seja, troque o anel por um novo;
  5. Além disso, observe se a rosca do registro se encontra danificada. Em casos como este, é preciso trocar toda a peça para realizar o reparo do registro.

Saiba como resolver o problema se seu chuveiro estiver pingando

Atividades ao ar livre

As atividades físicas ao ar livre são preciosas dicas para o verão, já que mantêm o seu organismo funcionando corretamente. 

Durante os períodos quentes, é recomendado realizar as atividades físicas no início da manhã ou no final da tarde, já que o sol não está tão quente, evitando assim maior exposição solar.

Busque praticar as atividades físicas em um local com sombra. Aproveite os dias mais longos para caminhar na praia ou no parque, ou realizar qualquer outra atividade que ajude a ativar sua circulação sanguínea. Ter uma frequência regular com as atividades físicas pode ajudar na disposição para os outros dias.

Para mais informações sobre como consertar o chuveiro pingando e outras dicas para o verão relacionadas à casa, acesse o Amigo Construtor!

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Saúde