Bricolagem

Saiba as melhores formas de fixar seu espelho na parede! 

blank

Usar espelhos na decoração da casa traz várias vantagens, mas você sabe como fixar espelho na parede? O espelho é um item quase indispensável nos ambientes da casa, seja no quarto, sala ou em ambientes pequenos, como corredores, lavabos, banheiros e closets.

Além disso, aumentam a luminosidade, ajudam a refletir a área externa da casa e compõem a fixação pode ser por meio de botões, prolongadores, garras ou molduras. Porém, outro método muito recorrido para fixar sem danificar a estrutura da parede é a colagem.

Por que tomar cuidado com a forma de fixar o espelho na parede?

Contudo, a sua aplicação pode ser um problema se feita de maneira errada. Antigamente, a colagem de espelhos em paredes era feita com adesivo de contato para marcenaria, conhecido como cola de sapateiro. O problema é que o solvente que evaporava, tinha cheiro forte e podia causar problemas à saúde. Além do mais, o adesivo podia causar manchas, principalmente se entrasse em contato com a borda do espelho.

blank

Fixar espelhos não é uma tarefa fácil, são vários os fatores que contribuem para diferentes situações como: peso, tamanho, textura. Além disso, o local na qual se deseja fixar um espelho tem que ser levado em consideração. Paredes úmidas, ausência de molduras, locais com grande número de pessoas, pinturas se soltando da parede, divisórias de gesso ou madeira, tudo isso são variáveis de extrema importância que devem ser levadas em consideração.

Dessa forma, surgiram novas formas de criar aderência sem prejudicar a parede e nem o espelho, além de facilitarem muito a sua vida na hora de uma aplicação rápida, segura e eficiente. Pensando nisso, separamos algumas alternativas para uma colagem com sucesso.

8 formas de fixar espelhos na parede

Silicone

blank

É muito comum incluir o silicone na hora de colocar em prática o projeto dos ambientes. Porém, é muito importante utilizar o silicone de cura neutra para a aplicação. Isso porque o acético libera ácido no processo de cura e corrói a tinta atrás do espelho, produzindo manchas nele e na parede.

A maior vantagem do silicone é a sua resistência à umidade, raios UV e diferentes temperaturas. Por sua vez, a desvantagem é que sua aderência pode variar conforme os materiais. Na madeira, por exemplo, ele não fixa tão rapidamente e precisa ficar apoiado por, no mínimo, 48 horas.

Fixa-espelho

blank

Outro método muito comum para colagem na parede é usar produtos fixa-espelho, mas é necessário sempre estar de olho nas fórmulas dos produtos. Adesivos de poliuretano (PU) são ótimos para aderir a materiais como madeira, azulejos, superfícies pintadas e alvenaria. Esses produtos necessitam de 6 a 12 horas para segurar o espelho sem apoio na parede.

Os polímeros híbridos, MS ou Siloxano, possuem boa resistência à umidade e funcionam bem com diversos materiais. E um ponto a favor é que o tempo de cura é menor e permite a retirada do apoio de 2 a 6 horas após a aplicação na parede.

Fita dupla-face

blank

 

Esta técnica é feita há muitos anos e não agride o espelho, podendo ser usada sem problemas. Porém, como todo produto, há vantagens e desvantagens em usar este tipo de material na parede.

O lado bom é que ela possui uma aderência imediata, isso é um ponto positivo porque não precisa aguardar a cura do adesivo e, consequentemente, dispensa o suporte inicial na parede.

Já a desvantagem é que a fita dupla-face não permite erros. Assim que o espelho é colocado, a correção de possíveis erros fica prejudicada. Além disso, ela não é indicada para espelhos em azulejos em locais úmidos, pois pode haver deslocamento com o tempo.

Uma outra maneira de utilizar a fita é somar com o fixa-espelhos, pois apesar do custo mais alto, a instalação é mais produtiva e segura.

Suporte colado

Com a entrada dos fixa-espelhos, foram criados suportes que vão na parte lateral dos espelhos para pendurá-los. Com os suportes, é possível colocar o espelho sem furos, botões ou molduras. Além disso, o espelho pode ser preparado com antecedência e depois apenas pendurado no local.

Porém, é preciso levar alguns pontos em consideração, principalmente no que se refere à segurança. Para espelhos grandes, o suporte colado não é tão recomendado, pois pode não suportar o peso. Como não há moldura e só há um ou dois pontos de fixação, se o espelho quebrar, os cacos se espalham pelo chão.

blank

 

Prego e martelo

Pensando em uma solução clássica, nada melhor do que citar o bom e velho prego e martelo. Essa opção é prática e certeira se feita corretamente. Para isso, utilize uma trena e meça sua parede, marcando onde deseja posicionar o espelho, o ideal é que ele fique na altura dos olhos. Em seguida, coloque o prego preso a um pregador de roupas (isso evitará com que ele entorte quando você for martelar), posicione suas ferramentas, faça a quantidade de marteladas necessárias, utilize o gancho do espelho para colocá-lo no lugar e está tudo pronto e seguro.

Espelhos adesivos autocolantes

Quer ousar na decoração, mas não tem tempo e nem outros materiais necessários para a fixação de espelhos na parede? Invista em espelhos autocolantes que estão em alta no mercado atual, esse tipo de espelho são produzidos de diferentes formatos e tamanhos e trazem um perfeito ar moderno e divertido ao ambiente.

Para aplicar corretamente o espelho autocolante na parede, é necessário que primeiro você decida a posição que quer que o espelho fique, depois limpe bem a parede antes de começar a instalação. Após essa preparação, retire a película protetora da fita adesiva que já vem no espelho, posicione na parede da forma que desejar e pressione esperando no mínimo 30 segundos e pronto! Fácil, rápido e prático, além de deixar seu ambiente com um aspecto muito mais novo e moderno.

Apoios

Algo que está se tornando tendência na decoração de interiores atual é usar móveis do ambiente (ou o próprio chão) como apoio para espelhos mais robustos. Sem a necessidade de algum tipo de fixação, usar espelhos grandes apoiados na mobília é uma nova forma de aplicá-los na decoração sem que você precise furar ou colá-los na parede. Tal tendência virou febre nas decorações, permitindo que você consiga dar uma nova cara para o espaço.

Furadeira e parafusos

Como dito anteriormente, o prego e o martelo também são uma opção para fixar o espelho no lugar desejado, contudo, não é em todos os casos a forma mais recomendada, pois o peso do espelho leva muito em consideração, às vezes apenas um prego não é o suficiente. Nesse caso, é recomendado que você utilize uma furadeira, ela consegue atender a qualquer tipo de tamanho, peso ou textura do espelho e mantê-lo firme à sua posição.

Para fazer a fixação de forma correta, primeiro é necessário que haja uma inspeção na parede que será perfurada, assim você se certifica de que não tenha nenhum encanamento ou fios elétricos que possam gerar problemas caso perfurados acidentalmente. Em seguida, é preciso que você limpe muito bem a superfície, removendo a poeira, principalmente caso se trate de um espelho pesado, pois, assim não será necessário que você mova o objeto depois dele já ter sido devidamente instalado na parede. 

Depois, meça com uma trena e marque onde deseja colocar o espelho, o recomendado é que seu centro esteja sempre na altura dos seus olhos, sendo assim, peça para alguém o segurar para que você avalie muito bem o local em que ele será fixado. Se possível, utilize também um nível, assim não existe a possibilidade dele ficar torto ou desalinhado na parede.

Normalmente, espelhos grandes possuem ganchos na parte de trás para sua fixação, marque com um lápis na parede exatamente o lugar que os ganchos estão e use da furadeira para perfurar os locais marcados. Comece o furo com uma broca menor e vá aumentando de acordo com a necessidade. Após os buracos serem feitos, posicione as buchas, os parafusos e pronto! O espelho pode ser posicionado com segurança no seu devido lugar na parede.

Dicas para quem quer fixar o espelho na parede

Os espelhos são a base de uma decoração. Usados há milênios, fazem parte do dia a dia humano e nos trazem uma impressão de moderno, divertido, útil e belo ao nosso lar. Os espelhos são hoje uma das decorações mais importantes para o mundo do design e a forma com que eles são colocados na parede interferem diretamente em sua aparência e segurança.

Existem espelhos autocolantes, com molduras, botões, ganchos, furos, as opções são variadas. Muitos são os fatores que nos levam a escolher a forma, peso e textura de um espelho para nossa casa, assim, deve se ter, da mesma forma, um cuidado e atenção redobrados para decidir a melhor forma de fixá-lo na parede.

Você já sabe como fixar espelho na parede, agora é com você! Certifique-se de que o espelho que você quer colar está de acordo com as particularidades de cada tipo de colagem para não comprometer a segurança do seu ambiente. Para tirar outras dúvidas, entre em contato com o Amigo Construtor por meio do site!

Assuntos relacionados: , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Bricolagem