Decoração

Confira os diferentes tipos de cuba para banheiro e cozinha 

tipos de cuba

Os tipos de cuba para banheiros são tendências mundiais em que as questões de usabilidade são de extrema importância no momento de escolher a sua. É preciso levar em consideração alguns pontos, como: o cliente que busca por uma cuba, irá usá-la todo dia? Ele prefere fechar a válvula e encher de água? Ele lava o rosto nela ou costuma apenas lavar as mãos

Cada resposta para essas questões acima irão lhe direcionar para um tipo de cuba diferente. Por essa razão, é essencial entender o dia a dia do cliente para que ele faça a escolha ideal. 

blank

Além disso, também existem tipos de cuba para cozinha. Pelo fato de a cozinha ser um dos lugares mais agradáveis de uma casa, a cuba precisa ser prática e funcional, adequada para diversas funções. 

Existem várias opções no mercado. Ao longo da matéria você verá alguns dos tipos de cuba para banheiro e cozinha para optar pelo modelo ideal.

Quais os tipos de cubas existentes?

Os tipos de cuba são projetos que estão cada vez mais inovadores e variados. Feitas de diversos materiais, são elas responsáveis por dar um charme e um ar de personalidade para as bancadas e, claro, com preços cabíveis para todos os orçamentos. 

Os tipos de cuba existentes para banheiros são: cuba de embutir, cuba de apoio, cuba de sobrepor, cuba de semiencaixe, cuba de parede e cuba esculpida. Já para cozinhas, podemos encontrar uma variedade de: cuba simples, cuba dupla, cuba e meia, cuba esculpida e cuba tripla. 

Dentre todas elas, citaremos algumas que servirão como modelo de inspiração para o seu espaço. Continue lendo!

Como escolher uma adequada ao meu espaço?

Conforme o livro de medidas padrão em arquitetura (Neufert), uma bancada precisa ter entre 85 cm e 92 cm, sendo que 85 cm é uma bancada para pessoas com estatura baixa. 

Então, no geral, adotou-se uma medida de 90 cm em relação ao piso. Com essa informação, a pia do banheiro acabando em 90 cm, se ela for de apoio, o profissional deverá fazer a conta de cima para baixo:

  • Considerar a altura da pia, correspondente de 13 a 15 cm;
  • Levar em consideração a altura da saia da bancada em pedra, de 4 a 5 cm;
  • Considerar também a altura do rodapé do móvel, de 12 a 15 cm;
  • Por último, chegar à medida do móvel na marcenaria.

Na hora de escolher tipos de cuba para cozinha, é essencial que você saiba o tamanho de sua bancada ou gabinete, em especial quando a aquisição é efetuada pela internet. 

Além disso, é importante observar a posição do misturador da bancada. Os misturadores de mesa precisam ficar atrás da cuba, mas em casos do misturador de parede, a cuba poderá ficar mais próxima a ele. Mas atenção: é preferível que a água caia no centro. 

Por fim, sobre a profundidade, vai depender muito do que você tiver sob a bancada, na maioria das vezes, um armário. As cubas profundas são mais confortáveis e respingam bem menos.

Veja 9 inspirações para você!

Quando falamos nos diferentes tipos de cuba, temos em mente as variedades de aplicação que cada uma possui. Para escolher os tipos de cuba adequados para o seu espaço, é preciso entender que cada peça tem uma especificação de altura e de torneira. 

Por essa razão que devemos decidir a cuba antes mesmo de fazer o móvel na marcenaria. Confira, a seguir, 9 tipos de cuba (tanto de banheiro quanto de cozinha) para você se inspirar na hora de escolher a sua:

1. Cuba de apoio – banheiro

cuba de apoio
Imagem: Freepik

Como já é de se perceber pelo nome, essas ficam totalmente apoiadas em cima da pedra. Já o acabamento por baixo é apenas o da válvula – feito para poder fixar a peça. 

A cuba de apoio é um dos tipos de cuba que, na maioria das vezes, possuem uma altura de 15 cm e ficam ótimas em banheiros de visitas – aqueles que não necessitam de tantos armários.

Além disso, é preciso levar em consideração a torneira escolhida. Ao comprar uma cuba de apoio sem mesa, a torneira precisará ser de bica alta e com acionamento por cima – se preferir, de parede.

2. Cuba de embutir – banheiro

Essa se encaixa debaixo da pedra e seu acabamento é feito pelo recorte da marmoraria. A cuba de embutir é indicada para aqueles clientes que costumam molhar muito a bancada na hora de lavar as mãos ou o rosto, por exemplo. 

Essa cuba tem maior facilidade em retirar a água da bancada. Esses tipos de cuba costumam não ter espaço suficiente para colocar uma torneira.

No entanto, é possível usar qualquer tipo de torneira, desde que seja fixada na pedra. Além disso, são indicadas também para banheiros com um espaço menor.

3. Cuba de sobrepor – banheiro

Esses tipos de cuba ficam parte para dentro e outra para fora do mármore. Essa cuba é indicada para quem deseja o efeito diferente que a cuba de louça proporciona. A cuba de sobrepor não abre mão dos espaços para armário por conta da estética.

4. Cuba de semiencaixe – banheiro

cuba de semiencaixe
Imagem: Freepik

A cuba de semiencaixe é perfeita para banheiros pequenos e com pouco espaço para móveis da pia, pois essa cuba vai encaixar em partes: uma parte no móvel e a outra para fora. 

Em casos como este, o móvel pode ter uma profundidade de 3 cm. A cuba vai sair para fora desse espaço e ter o tamanho ideal para que seu uso seja confortável.

5. Cuba simples – cozinha

Modelo mais comum e utilizado nos lares entre os tipos de cuba para cozinha. A cuba simples pode ser embutida ou de sobrepor, existindo modelos redondos, quadrados ou retangulares. 

É a cuba ideal para pequenos espaços, já que a bancada também é pequena.

6. Cuba dupla – cozinha

cuba dupla
Imagem: Freepik

Essa cuba é indicada para cozinhas com espaços maiores. Seu modelo se divide em duas partes e é indicada para ambientes que possuam um gabinete grande.

Os tipos de cuba dupla possibilitam a separação na hora de lavar louça ou realizar tarefas diferentes ao mesmo tempo.

7. Cuba e meia – cozinha

São como as cubas duplas, com a diferença que uma das partes é menor e funciona como auxiliar. Seu tamanho reduzido proporciona um melhor aproveitamento de espaço na bancada.

8. Cuba esculpida – cozinha

Esses tipos de cuba costumam ser mais caros e são produzidos com o mesmo material da bancada. Seu fundo pode ser com uma rampa ou retos. Porém, para lavar é mais difícil e seu cuidado deve ser redobrado, principalmente ao lavar louças.

9. Cuba tripla – cozinha

Esses tipos de cuba são grandes e compostas por duas cubas: duas externas maiores e uma de menor tamanho no centro. A cuba tripla é multifuncional devido ao seu modelo. No entanto, existem alguns acessórios que podem ser adquiridos para esse modelo, facilitando ainda mais o trabalho na cozinha.

Para mais informações sobre tipos de cuba e entre outras dicas de construção, continue seguindo nosso site. O Amigo Construtor está repleto treinamentos em vídeo com temas do cotidiano e cursos referentes à decoração, curiosidade e às dicas de construção.

Assuntos relacionados: ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Decoração