Revestimentos

Conheça e escolha o tipo de forro ideal para seu projeto 

blank

O forro é um item muito importante para o acabamento de uma casa. Por meio dele, é possível dar personalidade ao lar, além de também ser possível o escolher dependendo de alguma necessidade do ambiente. Nesse sentido, é importante avaliar os diferentes tipos de forro a fim de saber qual se adequa melhor à sua casa e fazer uma boa e consciente escolha.

Os muitos tipos de forro têm, cada um, uma característica própria para que ele se adeque tanto às necessidades da casa como também ao bolso do proprietário. Portanto, a escolha de um entre os vários tipos de forro deve levar em consideração aspectos importantes. 

Pensando nisso, o Amigo Construtor te ajuda nos aspectos relevantes da escolha do forro de sua casa, para que você consiga escolher o que melhor se encaixa em suas necessidades.

forros

Tipos de forros para construções

Nesse sentido, existem vários tipos de forro para casa, e a cada dia são criados forros que atendem a necessidades mais específicas. Logo, os tipos de forro aumentam a cada dia, a criatividade para os tipos de forro permite que os mais diversos materiais se tornem forros.

No entanto, existem tipos de forro mais famosos e funcionais, que atendem aos pedidos e às necessidades de uma casa. Os principais são: tipos de forro de PVC, tipos de forro de gesso, cimento, metal, madeira, isopor e os forros Knauf.

Para que servem os diferentes tipos de forros

​Para saber qual dos tipos de forro escolher, é importante saber qual finalidade cada um atende, além de seus prós e contras.

​Tipos de forro: ​PVC

A grande vantagem do uso do forro de PVC é, sem dúvidas, o custo-benefício. Olhando os preços do mercado, esse é o mais barato. No entanto, ele é feito a partir de um polímero sintético, portanto, para quem se preocupa com sustentabilidade, podemos afirmar que esse não é o ideal.

Esse é um dos tipos de forro modulares, assim, as peças se encaixam na hora da instalação. Ele também é bastante resistente, e pode ser limpo de forma muito fácil, pelo fato de poder ser molhado, o que também faz com que o PVC seja uma boa escolha para ambientes externos. Entretanto, esse forro não é muito resistente em uma situação de incêndio. O forro de PVC também não costuma ser escolhido pelas pessoas que se preocupam muito com a estética.

Dentro do mundo dos forros de PVC, também é possível colocar lãs de vidro, que fazem com que o forro tenha um maior isolamento térmico e são fáceis de limpar.

​Tipos de forro: ​Gesso

O forro de gesso pode ser feito de forma tradicional: pequenas placas se juntam e depois é feito um acabamento, que faz parecer ser uma peça só, ou o drywall: placas revestidas por papel acartonado e fixado em uma estrutura de metal. Esse tipo permite um acabamento mais criativo.

O forro de gesso é muito escolhido por ser um tipo que é neutro, então, ele combina com praticamente todas as decorações que serão feitas nesse ambiente. Ele também é relativamente barato, e oferece a possibilidade de brincar com a iluminação do teto, juntando, esteticamente, forro e luz.

Assim como o forro de PVC, o de gesso não é muito resistente a fogo e nem pode estar em muito contato com a água pois mofa ou fica amarelado. No entanto, tem um bom isolamento acústico e térmico.

Apesar de ser fácil de instalar, a retirada do forro de gesso pode ser bastante destrutiva e causar danos à estrutura da casa.

Tipos de forro: Cimento

​O forro de cimento ou concreto é uma boa pedida para quem gosta de um estilo mais industrial e moderno. Esse é um forro que traz maior facilidade, pois não é preciso que seja feito um grande acabamento para que ele fique de acordo com a estética proposta. Em compensação, é necessário que o projeto de iluminação para esse ambiente seja mais incrementado, pois o forro de cimento escurece o lugar.

O custo-benefício dele é ótimo, já que se trata da própria laje da casa. Além disso, é resistente à água. Entretanto, o isolamento térmico e acústico é ruim.

Tipos de forro: Metal

​O forro de metal é muito utilizado tanto para quem procura uma estética mais moderna quanto para quem busca um estilo arquitetônico da década de 60. Ele é muito utilizado em indústrias e galpões, mas pode ficar muito legal em lares também, com exceção das casas perto de praia, pois a maresia pode danificar o metal.

Ele é bastante resistente à água e umidade, por isso evita a proliferação de fungos e bactérias, mas o isolamento acústico e térmico não é bom. Por poder ser pintado, esse material pode assumir vários estilos e acabamentos, sendo bem versátil e de fácil manutenção.

Tipos de forro: Madeira

​O forro de madeira é muito utilizado em ambientes rústicos, como chácaras e fazendas. Mas ele também fica muito bom em casas urbanas, esse tipo de forro modular faz com que o ambiente fique aconchegante, além de ser um forro muito bonito e atemporal. Entretanto, a madeira é um material caro.

Essa é uma boa escolha para quem busca isolamento acústico e térmico. Entretanto, ele tem baixa resistência à água e ao fogo. Além disso, por ser um material natural, a madeira está propícia à infestação de pragas, por isso, é necessário fazer uma manutenção periódica. 

O forro de madeira do bambu é uma escolha mais econômica e muito usada por quem busca ser mais sustentável. Suas características são praticamente as mesmas das outras madeiras.

forro de madeira

Tipos de forro: Isopor

​O forro de isopor é uma ótima escolha para quem procura um ambiente que tenha isolamento térmico e sejam resistentes à umidade. Além disso, são fáceis de instalar e de limpar.

Tipos de forro: Knauf

​Existem dois tipos principais de forros Knauf, o Danoline e o Techniforro.

O primeiro foca no controle acústico e na possibilidade de fazer vários acabamentos, garantindo canos de água e dutos de ar-condicionado mais escondidos ou integrados à estética da casa. Além disso, são fáceis de limpar. O segundo é uma mistura dos forros de drywall com PVC, com um acabamento em vinil. Sua composição faz com que ele seja fácil de limpar e tenha um isolamento térmico.

O que levar em consideração na hora de escolher o seu ideal?

É necessário escolher entre os tipos de forro que mais se encaixam na estética proposta, no orçamento da obra e nas necessidades do ambiente (se ele é interno ou externo, se precisa de isolamento térmico ou acústico, se é muito calor e se é ou não úmido).

Cuidados necessários na aplicação do forro escolhido

É preciso tomar cuidado para que a escolha de um entre os vários tipos de forro ​não seja equivocada e não se oponha às considerações feitas a respeito das necessidades do ambiente em que esse forro vai ficar.

O Amigo Construtor te ajuda não só na escolha do melhor forro entre os tipos de forro, mas também em tudo que se relaciona à construção! Não deixe de acessar os outros conteúdos no site!

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Revestimentos