Amigo Ensina

Tipos de fundação – Parte II

22 de fevereiro de 2021
FacebookTwitterLinkedInWhatsApp

Na primeira parte do artigo sobre Tipos de Fundação, falamos sobre fundações rasas e suas principais características. Hoje falaremos sobre os principais tipos de fundações profundas. Como existem diversos tipos, trataremos deste assunto em dois posts, tudo bem?

Tubulões

Elemento de fundação profunda cujas cargas são resistidas preponderantemente pela ponta. Neste tipo de fundação, é necessário o trabalho manual ao menos para realizar o alargamento da base ou limpeza do fundo. Podem ser executados a céu aberto (acima do nível do lençol freático) ou a ar comprimido (abaixo do nível do lençol freático, sob necessidade de acrescentar ar comprimido para permitir a execução das escavações. A execução é perigosa para os operários).

Tubulão a céu aberto. Disponível em: <https://www.inovacivil.com.br/os-principais-tipos-de-fundacoes/>. Acesso em 03 nov. 2020.

Tubulão a ar comprimido. Disponível em: <https://www.meiacolher.com/2015/08/fundacao-com-tubuloes-o-que-e-e-como.html>. Acesso em 03 nov. 2020.

Estacas

São elementos de fundação executados inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem necessidade de trabalho manual em profundidade. Podem ser pré-moldadas ou moldadas in loco. Conheceremos as estacas moldadas in loco no próximo post do blog.

I. Estacas pré-moldadas em concreto: chegam prontas à obra, sendo cravadas por percussão, prensagem ou vibração. A escolha do método para cravar a estaca deve ser feita considerando a dimensão da estaca, as condições do solo em questão e o do solo vizinho, além das características do projeto. Sua cravação costuma causar grandes vibrações no solo, e as emendas são de difícil execução.

Estacas pré-moldadas em concreto. Disponível em: <https://www.engeconfundacoes.com.br/estaca-pre-moldada>. Acesso em 03 nov. 2020.

II. Estacas metálicas: recebem o mesmo processo de cravação das estacas pré-moldadas em concreto, porém podem atingir maior profundidade, pois as emendas são executadas com maior facilidade. Normalmente são perfis ou trilhos e costumam ser protegidos com pinturas especiais.

Estacas metálicas. Disponível em: <https://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/maquinas-e-equipamentos/hammertec/produtos/maquinas-ferramenta/estaca-metalica-preco>. Acesso em 03 nov. 2020.

III. Estacas de madeira: são geralmente compostas por troncos de árvores e cravadas com uso de bate-estacas. Sua utilização é comum para obras provisórias, mas em caso de obras permanentes, elas precisam de um tratamento contra ataques de fungos, bactérias e outros organismos que possam deteriorá-las. Seu comprimento é limitado em 12 m.

Estacas de madeira. Disponível em: <https://www.totalconstrucao.com.br/estaca-de-madeira/>. Acesso em 03 nov. 2020.

IV. Estaca de reação (ou estaca mega): estaca de concreto ou metálica introduzida no solo com uso de macaco hidráulico reagindo contra uma estrutura já existente ou criada para esta finalidade.


Estaca de reação. Disponível em: <https://sites.google.com/site/geotecniaefundacaolan/139-estacas-mega>. Acesso em 03 nov. 2020.

A segunda parte da série Tipos de Fundação acaba aqui. Esperamos que você tenha gostado! No próximo e último post da série, continuaremos a falar sobre fundações profundas.

Até lá!

Tags: , ,

Mais vistos: