Dia Mundial da Reciclagem: 9 textos para ter uma obra mais sustentável

Reciclar significa dar um novo ciclo de vida ou de uso a alguma coisa. É dar um novo significado a materiais que poluem, trazendo soluções que diminuem o impacto no meio ambiente. Instituída pela Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o dia 17 de maio é conhecido por ser o Dia Mundial da Reciclagem e promove reflexão sobre o tanto de lixo que criamos enquanto humanidade e como podemos reverter esses impactos.

Em estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto país no mundo com maior produção de lixo, chegando a 11,3 milhões de toneladas e apenas 1,28% de reciclagem. Segundo a pesquisa, o volume de plástico produzido no mundo que vai para os oceanos todos os anos é de cerca de 10 milhões de toneladas e, mais preocupante ainda, é que a projeção para 2030 é de que serão lançados ao mar o equivalente a 26 mil garrafas de plástico para cada quilômetro quadrado.

Por isso é muito importante pensar em soluções que vão na contramão do desperdício de materiais e poluição do meio ambiente. Pensando nisso, separamos 9 textos que trazem essas soluções sustentáveis para a sua obra.

Plantas em ambientes internos: saiba como cultivar

Ao invés de optar por decorações que envolvam processos que poluem o meio ambiente, utilize plantas para deixar o espaço mais bonito e saudável na casa.

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Latas e Garrafas

Como mencionamos no início do texto, a produção de lixo no Brasil e no mundo é de uma quantia muito grande. Por isso, garrafas PET e latas de alumínio poder ser utilizada para outras finalidades que não ir direto para o lixo. Confira algumas soluções criativas para evitar o desperdício do material.

Materiais descartados da obra viram exposição de arte

Como vimos, objetos descartados podem ser parte da decoração e, inclusive se tornarem obras de arte. Confira algumas produzidas em madeira, concreto e metal.

Como minimizar o desperdício na obra e os impactos ambientais?

Diminuir o desperdício dos materiais de uma construção pode acabar viabilizando o seu projeto, tornando-o mais barato, já que há uma contenção no fluxo de caixa.

6 práticas para um canteiro de obras mais sustentável

Canteiro de obras não precisa ser sinônimo de poluição e uso excessivo de materiais. Com o uso de boas práticas, você evita o desperdício e aumenta a reutilização de recursos.

Tire esse tempo do isolamento social para reavaliar algumas práticas na construção civil que podem afetar o meio ambiente e implemente algumas dessas soluções e reflexões dentro da sua empresa. Assim, você dá um novo ciclo de vida aos materiais usados nos canteiros de obra e, consequentemente, contribui para um planeta que tem tempo para se regenerar.

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?

E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre