Rede do Amigo

Plantas e hidromassagem: limite de cargas em sacadas

16 de novembro de 2020
FacebookTwitterLinkedInWhatsApp
Cargas em sacadas

Sabe aquela plantinha na sua sacada ou hidromassagem glamorosa que você sonha colocar no seu terraço? Você nem imagina o quanto elas demandam da sua construção. Hoje vamos entender melhor se estas situações são pontos de atenção ou não. Confira!

Norma para cargas em sacadas

A NBR 6120:2019 menciona que as cargas em sacadas de edifícios residenciais devem ser de 2,5 kN/m², ou seja, aproximadamente 250 kg/m². Considerando que a massa aparente de um solo é em torno de 2000 kg/m³ (o que quer dizer que, em uma caixa cheia desse material, 1m x 1m x 1m tem um peso de 2.000 kg), qual seria a altura máxima que um vaso poderia ter na sacada?

Pois bem:

Altura do vaso = 250/2000 = 0,125 m ou 12,5 cm de altura

Agora faça o seguinte exercício: vá até o seu vaso na sacada e meça a altura. Deu bem mais de 12,5 cm não é mesmo?

Justamente nessa hora você se pergunta: então estou sobrecarregando minha laje? E a resposta é: sim, você está. Portanto, temos que entender que encher a sacada de plantas com vasos acima da altura mencionada te coloca numa situação de risco, como podemos ver no exemplo abaixo.

plantas em sacada

Foto: Sua Decoração

Esteticamente é agradável, mas devemos tomar cuidado, principalmente com o excesso de vasos e sua colocação próxima à borda da sacada, que é a região mais prejudicial para a estrutura da mesma.

E o que é correto fazer? Pois bem, correto mesmo é não ter plantas na sacada, mas, se você quer ter um vaso na sua varanda, entenda que ele não deve estar próximo da borda da laje. O vaso ou vasos devem ser baixos – nada de vaso de 50-70 cm de altura – e a quantidade deve ser bem reduzida, 1 ou 2 de preferência. Além disso, eles não devem estar próximos um do outro, para não haver tensões altas demais muito próximas na estrutura.

Hidromassagem na sacada

Agora vamos pensar um pouco: se uma planta na sacada é preocupante, já pensou quem tem hidromassagem instalada na sacada ou na cobertura? Pois é, aí o problema é ainda maior.

Acompanhe o raciocínio: qual a altura permitida de hidromassagem para que a carga não ultrapasse os limites de norma? Pois bem, a densidade da água é de 1.000 kg/m³. Assim, a altura máxima que pode ter é de 25 cm, o que, obviamente, não cobre ninguém de água.

Isso tudo, sem considerar também, a carga da própria estrutura que é formada a hidromassagem ou o ofurô, como vemos na imagem abaixo.

Ofurô na varanda

Foto: Sua Decoração

Todo o conjunto de madeira apresenta um peso próprio que também sobrecarrega a laje.

E você se pergunta: mas e se eu encher só para a hora de usar e depois esvaziar? Pois bem, se for 1 m de água, já temos 1.000 kg/m², o que representa quatro vezes mais do que a carga permitida por norma.

Você está mesmo disposto a correr esse risco? Lembre-se que outras pessoas estão indiretamente envolvidas nessa decisão (seus vizinhos).

Isso tudo que comentamos neste artigo não significa que seja impossível fazer uma sacada inteira cheia de plantas, nem que não se pode, em hipótese nenhuma, colocar uma hidromassagem em sua sacada ou terraço. O importante neste caso é que se procure a construtora e a empresa de projetos do seu edifício para saber se há a possibilidade para tal. Assim, eles poderão estudar um reforço adequado para as vigas e lajes envolvidas. Não saia construindo sem o aval deles, ok?

Tags: , , , ,

Mais vistos:

error: Alert: Content is protected !!