Revendas

Dicas para uma logística eficiente na entrega de materiais de construção da sua loja 

blank

Saber como efetuar uma logística adequada para a sua loja de materiais de construção é de extrema importância para oferecer ao cliente um atendimento completo e de qualidade. Esse processo garante a gestão do fluxo dos materiais desde a aquisição até a entrega do produto. Preparamos um conteúdo especial com dicas do que você deve fazer para implementar na sua revenda uma logística com qualidade e eficiência. Confira!

APP Amigo Construtor

Planejamento é a palavra que melhor define o processo de logística de uma loja de material de construção, pois é pela execução dele que é possível preparar com antecedência todas as informações necessárias para que o projeto chegue até o consumidor final sem atrasos e imprevistos.

– Organização da área de armazenamento

Manter a organização, manutenção e limpeza do espaço é fundamental para uma gestão de logística eficiente. Algumas vezes, a conservação é desconsiderada no dia a dia, o que impacta na organização do ambiente e pode gerar desperdício de materiais.

O auxílio de uma planilha no computador que registre disponibilidade e quantidade do produto no sistema logístico, programação de compras, pedidos em andamento e finalizados, entre outras informações que achar necessário, é muito importante na organização da sua loja de material de construção.

– Produção e conferência do estoque

No ato da compra, geralmente já é dada ao cliente a data de entrega do material comprado. Por isso é de extrema importância ter um controle da quantidade desse material em estoque, pois pode acontecer de não ter o suficiente e depender do fornecedor para trazer a quantidade necessária.

Caso isso aconteça, o ideal é entrar em contato com o fornecedor para saber a previsão da entrega na sua loja. Assim você consegue programar a data de entrega com a quantidade completa de materiais pedidos pelo cliente.

Dica extra: Nunca deixe seus materiais acabarem! Esteja sempre atento às mercadorias que estão acabando para que novos pedidos sejam feitos antes elas que terminem.

– Previsão de demandas

Essa dica auxilia na previsibilidade do fluxo de produtos e materiais, garantindo que as aquisições realizadas vão suprir e satisfazer a procura dos clientes. Além disso, a previsão de demanda também ajuda na redução de custos, evitando aquisições de mercadoria em excesso, que podem levar ao desperdício e a perdas desnecessárias, consequências negativas de um estoque encalhado.

rede do amigo

Identifique sempre os produtos que têm alto giro e que devem ser repostos frequentemente, assim como os produtos que o fabricante não tem condições de fornecer em prazos curtos, o que torna necessários o planejamento e a programação do abastecimento.

– Embalagem de proteção

Esse passo na logística é de extrema importância para que os materiais não sejam danificados durante o transporte. Dê atenção para embalagens reforçadas que não corram o risco de danificar materiais quebráveis, como pisos e azulejos, durante o trajeto, assim como o fechamento de embalagens que podem vir a rasgar no caminho.

– Faça um checklist

Além da lista de materiais conferida com o cliente no ato da compra, é importante que, antes de ir ao transporte, o checklist de conferência da compra seja feito para garantir que todos os materiais estão certos.

– Entrega dos produtos ao consumidor final

Planeje e roteirize o trajeto da frota ao endereço de entrega. Não se esqueça de considerar o tempo de deslocamento, trânsito e experiência do motorista.

Lembrar de negociar prazo de entrega conforme região, rota e volume de produto é uma opção interessante.

Gostou das dicas? Confira outras na nossa página exclusiva para revendas!

 

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Revendas