Cuidados com a Casa

Estante de livros: confira como fazer e algumas inspirações! 

estante de livros

Com certeza o sonho de muitos leitores é ter o seu cantinho dedicado especialmente para fazer suas leituras. No entanto, é essencial que esse espaço tenha uma estante e é melhor ainda quando ela é do jeito que queremos. Por isso, seja uma estante de livros para quarto, uma estante de livros de parede ou uma estante suspensa, elas precisam, com algumas prateleiras, combinar com você e com seus livros. Sendo assim, estamos aqui para te ajudar a saber qual é a melhor estante de livro para você e te ensinar como construir sua própria estante! Vamos lá?

Quais os tipos de estantes de livros?

Os tipos de estante de livros existentes são diversos. Hoje, vamos apresentar os principais tipos e materiais pelos quais elas podem ser feitas, assim você confere qual tem mais a ver com sua personalidade, com os seus livros e o ambiente que irá colocá-la!

MDF

Em primeiro lugar, temos as famosas estantes de livros feitas de MDF. Esse material é bastante utilizado na fabricação de estantes para livros por conta da homogeneidade do material, que é  caracterizado por ser compacto, desse modo evitando irregularidades como desníveis, farpas e trincos. Além disso, o MDF possui um preço em conta e grande variedade de cores, adequando-se ao gosto de cada cliente.

livreiro

Essa, por exemplo, é uma estante de livros de altura média, em MDF e na cor preta. Ela orna e conversa com o ambiente do cliente. 

A versatilidade do MDF é seu grande ponto forte, pois, com ele, podemos fazer inúmeras opções diferentes, variando em tamanho, cor e formato, adequando-se a cada ambiente e pessoa.

Madeira

Também temos estantes de livros feitas de madeira, que além de esse material possuir uma resistência maior em relação aos demais, ela contém uma estética própria, o que faz a madeira ser um material muito procurado para a confecção de uma estante de livros. Ela traz um glamour e um ótimo visual para o ambiente.

estante para livros

Na imagem acima, temos o exemplo de uma pessoa que optou por uma estante de parede feita de madeiras e com diversos nichos para colocar os livros. Enquanto isso, na parte inferior, ela adicionou algumas gavetas. Com um grande aproveitamento do espaço e durabilidade do material, esse cliente terá um bom aproveitamento com sua estante de livros.

Estantes de livros feitas com mais de um material

Também temos as opções que misturam tipos de diferentes materiais, como aço e MDF, aço e madeira ou aço e vidro, que dão uma estética elegante ao ambiente e dizem respeito à personalidade do dono dessa estante de livros.

estante para livros

Como podemos ver, a estante de livros acima é menor do que as mostradas anteriormente e possui uma estilização totalmente diferente. Ela é ótima para lugares pequenos ou para você que gosta de sempre estar mudando o ambiente, pois ela pode ser realocada onde quiser.

Estantes Suspensas

Por fim, temos as estantes de livros suspensas, também conhecidas como prateleiras. Suas grandes vantagens são: elas ocupam menos espaços e dão ao ambiente o visual de algo mais minimalista. Caso você seja uma pessoa que curta um ambiente mais “clean”, ou não tenha tantos livros para preencher uma estante, mas, ainda assim, gostaria de ter um espaço para deixar seus livros, as prateleiras são uma ótima saída, já que não deixam de ser um tipo de estante.

prateleira

Assim como as estantes, as prateleiras podem ser feitas do mesmo material de acordo com o gosto e preferência do cliente. No exemplo acima, a pessoa optou por algo mais minimalista, com decorações e poucos livros, mas você pode fugir totalmente do convencional e colocar prateleiras extensas em seu ambiente e deixá-las recheadas de livros!

Passo a passo para montar uma estante de livros

Agora que você já conheceu alguns tipos de estante de livros e de quais materiais elas podem ser feitas, este é o momento de você aprender como fazer uma estante de livros

O primeiro passo é escolher qual estante te agrada mais e onde ela vai ser colocada. Seja uma estante de MDF, madeira, aço, vidro ou com materiais misturados que você queria colocar na sala, no quarto, na parede, em espaços pequenos, médios ou grandes. 

Após decidir qual é a estante de livros que você quer, está na hora de adquirir os materiais para a produção, mas sempre vá em busca dos materiais de melhor qualidade. Uma dica de ouro é que, na hora de comprar o material, sempre compre uma porcentagem a mais, pois imprevistos acontecem e pode ser que você precise de material a mais do que realmente será utilizado. Lembre-se: sempre é melhor prevenir do que remediar. 

Agora sim o último e terceiro passo: é hora de colocar a mão na massa! Dependendo da maneira que você adquiriu o material ou quer sua estante, os processos serão diferentes. Mas já adiantamos que o processo de construção das estantes de livros suspensas (prateleiras) é o processo mais simples, pois você só precisará de um pequeno material para montá-la e depois encaixar os suportes.

Também temos as estantes de livros pequenas, na qual o processo também se torna mais simples, uma vez que a quantidade de materiais será menor, então você só precisará deixá-la da medida certa e depois encaixar com as hastes. Entretanto, se você procura uma estante mais elaborada, que cubra a parede inteira, por exemplo, aconselhamos que você compre o material e contrate algum serviço para produzi-la.

Veja algumas inspirações de estantes de livros

Por fim, vamos deixar algumas outras inspirações de estante de livros para te ajudar ainda mais na hora de escolher a sua.

estante de livros livreiro organizado prateleiras

E lembre-se de que você pode encontrar diversos conteúdos relacionados a construção e decoração aqui no Amigo Construtor. E caso tenha qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Cuidados com a Casa